Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Oito alimentos para proteger as artérias

 Oito alimentos para proteger as artérias

Se quisermos cuidar da saúde arterial, é fundamental manter uma alimentação saudável, controlando a ingestão de gorduras e calorias. Os alimentos para proteger as artérias que compartilharemos a seguir podem ser de grande ajuda.

Mesmo que a indústria tenha invadido o mercado com uma grande quantidade de produtos alimentares processados, é bom optar por alternativas orgânicas que tragam os nutrientes de que nosso corpo precisa.

Se deixarmos isso para lá, a ingestão de alimentos industrializados leva ao sobrepeso e, posteriormente, é a causa do acúmulo de colesterol e da deterioração arterial.

Por esta razão, sempre é aconselhável melhorar a dieta, limitando a ingestão de sal e processados e aumentando a ingestão de alguns alimentos para proteger as artérias.

A seguir queremos compartilhar em detalhes os 8 principais para que você os consuma com mais regularidade.


Alimentos para proteger as artérias

1. Azeite de oliva

Incluir azeite de oliva extra virgem na alimentação diária é um dos hábitos que pode ajudar a prevenir o endurecimento e deterioração das artérias.

Seu significativo teor de ácidos graxos e compostos antioxidantes ajuda a minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres e o excesso de colesterol.

Seu significativo teor de ácidos graxos e compostos antioxidantes ajuda a minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres e o excesso de colesterol.

2. Sementes de chia

As sementes de chia se tornaram populares como complemento para perder peso.

No entanto, além destas propriedades, cabe mencionar que são um dos melhores alimentos para proteger a saúde cardiovascular.

Contém leves doses de ácidos graxos ômega 3 e aminoácidos essenciais que, depois de serem assimilados no organismo, aumentam a elasticidade das artérias e previnem o acúmulo de placas de colesterol.

3. Tomate

Os tomates contêm um antioxidante conhecido como licopeno, que traz importantes benefícios para o sistema cardiovascular e circulatório.

Sua assimilação reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e regula os processos inflamatórios que influenciam no aumento da pressão arterial.

4. Aveia

A aveia é um dos alimentos mais completos que podemos incluir em nossa alimentação diária.

Contém fibra dietética, carboidratos e aminoácidos essenciais que, além de aumentar nossas energias, melhoram a saúde arterial e cardíaca.
É ideal para controlar os níveis altos de colesterol e, entre outras coisas, ajuda a melhorar a digestão de gorduras.

5. Mirtilos

Os mirtilos se popularizaram por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes.

Seu alto teor de vitaminas, minerais e fibras dietéticas melhora a atividade metabólica e, ainda, contribui para a limpeza das artérias.
São recomendados para reduzir o acúmulo excessivo de colesterol e triglicerídeos, dos lipídios associados com o deterioração arterial e as principais doenças cardíacas.

6. Salmão

O salmão é uma das fontes de ômega 3 e aminoácidos que reduzem o dano arterial e o risco de problemas de saúde cardiovascular.

Seu consumo, pelo menos duas vezes na semana, aumenta a presença de colesterol bom (HDL) nas artérias e, por isso, reduz o acúmulo de lipídios nocivos como o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos.
Seus nutrientes reduzem o nível de inflamação dos tecidos e estimulam o fluxo sanguíneo, evitando, por sua vez, a hipertensão.

7. Oleaginosas

As amêndoas, o amendoim e outras variedades deoleaginosas se tornaram populares como snacks saudáveis para controlar a ansiedade pela comida.

O que muitos não imaginam é que, além de prologarem a sensação de saciedade, são alimentos que beneficiam a saúde arterial e cardiovascular.

Trazem um leve teor de ômega 3, um ácido graxo saudável que promove a limpeza das artérias e a eliminação do colesterol ruim (LDL).
Seu significativo teor de calorias aumenta o nível de energia e melhora o rendimento físico e mental.
Contém aminoácidos que protegem as artérias, evitando transtornos relacionados com a inflamação e o sobrepeso.

8. Gengibre

O gengibre é um dos alimentos que, por tradição, costumamos usar para a preparação de remédios naturais.

Tem substâncias ativas com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que, no organismo, minimizam os efeitos do estresse oxidativo e das gorduras.
Ajuda a reduzir a formação de placas de colesterol e, além disso, promove a limpeza do sangue.
Seu princípio ativo, o gingerol, melhora a circulação sanguínea e previne o endurecimento e a deterioração prematura das artérias.

Você está com o colesterol alto? Se preocupa com possíveis doenças cardiovasculares? Se ainda não começou a cuidar da sua saúde arterial, aumente o consumo destes alimentos para proteger as artérias e comprove por si mesmo o quanto são bons para evitar estes problemas de saúde.

Logicamente, para ótimos resultados, assegure-se de manter uma dieta saudável e equilibrada, acompanhada de água e exercícios.

Fonte: Melhor com saúde