Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Frutas e ervas para aliviar problemas digestivos

Frutas e ervas para aliviar problemas digestivos

 

As pessoas que sofrem com a formação de gases, dor estomacal, indigestão ou cólicas costumam recorrer à medicina tradicional para aliviar problemas digestivos.

No entanto, existem frutas e ervas que proporcionam excelentes resultados ao serem utilizadas para este fim.

Por exemplo, o chá, além de refrescar o corpo depois de uma dura jornada de trabalho, também serve para acompanhar as refeições do dia e aliviar o mal-estar do tipo digestivo.

As pessoas que bebem infusões de ervas regularmente relatam uma série de benefícios na sua saúde, entre eles benefícios relacionados com o sistema digestivo.

As causas mais comuns da indigestão são comer em excesso, comer muito rápido, consumir alimentos ricos em gorduras, excesso de cafeína e álcool, nervosismo, e até trauma emocional.

A seguir, apresentamos algumas das furtas e ervas mais conhecidas para aliviar problemas digestivos.
Ervas e frutas para aliviar problemas digestivos

Aproveite estas frutas e ervas e os benefícios que proporcionam ao sistema digestivo e ao resto do organismo.

1.Ameixa                                                         

A chave para aliviar os problemas digestivos geralmente implica o aumento do consumo de fibra, tanto solúvel quanto insolúvel.

As ameixas são um remédio natural ideal para a prisão de ventre, já que combinam uma grande quantidade de fibra solúvel (7,6 gramas por xícara) com sorbitol, um tipo de açúcar natural que ajuda a aumentar a quantidade de água no intestino.


2. Mamão

O mamão contém grandes quantidades da enzima digestiva papaína. Esta enzima ajuda o corpo a decompor as proteínas e, portanto, a acelerar a digestão.

Um mamão de tamanho médio também oferece quase 20% da quantidade diária recomendada de fibras, o que proporciona um melhor funcionamento do intestino.


3. Linhaça

A linhaça tem sido utilizada tradicionalmente para tratar problemas de digestão, já que contém altos índices de fibra insolúvel. Uma colher oferece 3 g de fibra associada a uma grande quantidade de mucilagem.

Ambos os elementos podem melhorar a estrutura das fezes e fazer com que as suas saídas sejam mais suaves.

A farinha de linhaça serve para fazer pães e doces, e seu óleo pode ser usado como um suplemento, sendo, portanto, muito versátil.


4. Anis

Os benefícios do anis para o tratamento de cólicas e gases estomacais são notáveis para aqueles que já sofreram disso.

5. Gengibre

O gengibre tem inúmeras propriedades medicinais, sobretudo a capacidade de tratar problemas no trato gastrointestinal.

Esta planta também tem propriedades anti-inflamatórias calmantes, que podem ajudar a aliviar a dor abdominal.

Além disso, o gengibre tem propriedades antiespasmódicas e contra náuseas devido à sua ação contra a histamina. Isso o transforma em um dos melhores remédios para os problemas digestivos em geral.


6. Alecrim

O alecrim tem propriedades para tratar a prisão de ventre em um contexto de aromaterapia.

Segundo estudos recentes, o uso de óleos essenciais de alecrim em massagens abdominais favorece a digestão até duas semanas depois do tratamento.


7. Orégano

O orégano é uma excelente fonte de fibras. Duas colheres correspondem a 4% do consumo diário recomendado.

Consumir orégano regularmente ajuda a suavizar a digestão por estimular a liberação da bílis estomacal.

Esta ação antiespasmódica favorece a redução de gases, inchaço, indigestão e dor abdominal que podem ser o resultado de problemas digestivos.


8. Camomila


Foi identificado que a raiz da camomila tem propriedades laxantes que favorecem a digestão. Além disso, essa erva e suas flores podem ser utilizadas para preparar um delicioso chá para aliviar o mal-estar digestivo.

Sabe-se que as bebidas quentes são especialmente úteis para aliviar problemas de digestão.

Além do consumo de frutas e ervas, é aconselhável fazer exercício regularmente para tratar e prevenir desconfortos digestivos.

As pessoas que passam por mudanças significativas no seu estilo de vida, como a gravidez e a velhice, têm uma maior suscetibilidade às complicações digestivas.

Ainda que os laxantes medicinais estejam disponíveis para facilitar a digestão, aconselha-se que eles sejam considerados após a tentativa de resolver o problema com terapias naturais com ervas.

Porém, antes de recorrer a terapias naturais par aliviar problemas digestivos, é necessário certificar-se de que a erva escolhida não terá efeitos colaterais nem interferências em outros medicamentos.

Fonte: Melhor com saúde