Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Paulo empata com o Botafogo e se livra do rebaixamento para a Série B

A equipe tricolor está na 12ª colocação, com 46 pontos

  • 20/11/2017
  • Foto(s): bemparana
  • Esportes
São Paulo empata com o Botafogo e se livra do rebaixamento para a Série B

O São Paulo empatou em 0 a 0 com o Botafogo, neste domingo (15), no Pacaembu, e escapou do rebaixamento para a Série B. O time ainda não alcançou os 47 pontos estipulados pelo técnico Dorival Júnior, mas se safou graças aos resultados dos seus rivais diretos. A equipe tricolor está na 12ª colocação, com 46 pontos. O Vitória, que empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro, é o primeiro time fora da degola, com 40. A Ponte Preta tem um jogo a menos e abre a zona do rebaixamento, com 39.

Os campineiros enfrentam o Fluminense nesta segunda (20), no Maracanã. Para alcançar o São Paulo, o Vitória teria de vencer os seus dois próximos jogos e torcer para ter um saldo de gols superior ao do time paulista. Já a Ponte Preta precisaria superar o Fluminense e conquistar uma vitória e um empate nas últimas duas rodadas. Nos dois cenários o São Paulo teria de perder os dois jogos que lhe restam no Brasileiro. Na próxima rodada, no entanto, Ponte Preta e Vitória irão se enfrentar no Moisés Lucarelli.

O confronto direto elimina as chances de as duas equipes ficarem à frente do São Paulo. O Sport, com 39 pontos, na 18ª posição, também não consegue mais ultrapassar o time tricolor. O São Paulo se livra do rebaixamento após ficar 14 rodadas entre os quatro últimos colocados. O Atlético-GO, que empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, neste domingo, foi o primeiro time a cair para a Série B. O empate com o Botafogo fez o São Paulo chegar ao quarto jogo consecutivo sem vitória.

O resultado torna mais difícil a conquista de uma vaga na Libertadores na atual formatação do Brasileiro. O time poderá igualar nas duas últimas rodadas os 52 pontos do Botafogo, sétimo colocado, mas dependeria do saldo de gols para ultrapassar os cariocas. Caso o Grêmio conquiste a Libertadores e o Flamengo fique com o título da Sul-Americana, o Brasileiro poderá ter um G-9, com vagas para mais duas equipes no torneio continental de 2018. Neste caso, os times campeões devem terminar a competição entre os sete primeiros colocados.

O meia Cueva foi a novidade do São Paulo no banco de reservas. O peruano classificou seu país para a Copa do Mundo na quarta (15), com uma vitória contra a Nova Zelândia, e não se reapresentou para o treino de sábado. O São Paulo chegou a divulgar que o peruano desfalcaria a equipe, mas Dorival decidiu levar o meia para o jogo. A diretoria multará o jogador pelo atraso.

O setor intermediário do São Paulo também esteve desfalcado de Hernanes, suspenso, e de Maicosuel, machucado. Para a criação, Dorival optou pela escalação dos garotos Shaylon e Lucas Fernandes. O zagueiro Bruno Alves substituiu o suspenso Arboleda na defesa.

Antes do primeiro minuto de jogo, Bruno Alves não dominou uma bola na entrada da área e permitiu que Rodrigo Pimpão finalizasse para defesa de Sidão. Foi a única chance criada pelo Botafogo na etapa inicial.

Já o São Paulo apostou na troca de passes entre os meias para tentar furar a defesa rival. Shaylon e Lucas Fernandes foram de longe os jogadores mais acionados, mas não conseguiram abastecer o ataque formado por Marcos Guilherme e Pratto. A principal chance dos são-paulinos no primeiro tempo saiu de um chute de longe de Shaylon, aos 19 minutos. O goleiro Gatito Fernández alcançou o ângulo e espalmou a bola para escanteio.

Dorival não promoveu alterações para o segundo tempo, o que levou a torcida gritar o nome de Cueva logo aos dois minutos. Com o Botafogo melhor em campo, o treinador decidiu colocar o peruano no lugar de Lucas Fernandes, aos 14 minutos. Pratto, aos 15, teve a melhor chance da partida nos pés. O argentino recebeu passe em profundidade de Edimar e acertou a trave ao tentar deslocar o goleiro Gatito.

Aos 22 minutos, Dorival trocou Shaylou por Júnior Tavares, mas não conseguiu melhorar o time. O Botafogo, aos 26, assustou com finalização de Valencia. Sidão defendeu e Rodrigo Caio afastou o perigo. Nas últimas duas rodadas do Brasileiro, o São Paulo enfrentará o Coritiba, no Couto Pereira, e o Bahia, já de volta ao estádio do Morumbi. O Botafogo terá pela frente o Palmeiras, no Allianz Parque, e o Cruzeiro, no estádio do Engenhão. 

Fonte: bemparana