Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Novas variedades de frutas chamaram a atenção durante o Show Rural

  • 06/02/2016
  • Foto(s): Catve
Novas variedades de frutas chamaram a atenção durante o Show Rural
Quem passou pelo Show Rural durante esta semana pode conhecer inúmeras novidades de todos os tipos de produção. E o estande com amostra de frutas desenvolvidas por meio de pesquisas chamou muita atenção dos visitantes. 

Muitos produtores ainda não perceberam que investir em um pomar é uma grande alternativa de renda, principalmente para as pequenas propriedades.

"Ele tem todas as condições de fazer isso dentro da pequena propriedade, desde que ele tenha um bom assessoramento técnico e ele queira efetivamente ser um empreendedor dentro desta atividade", explica o coordenador regional da Emater, ??lcio Pavan.

O produtor que passou pelo Show Rural pode absorver informações importantes para tornar a fruticultura um negócio. A área da Emater no evento tinha diferentes espécies de laranja, uva, goiaba, pera e figo. A diversificação garante produção prolongada.

E um pequeno espaço de terra, o pomar já é o suficiente para agregar renda à pequena propriedade. O grande desafio está em conseguir mão de obra qualificada e informação técnica. "O produtor precisa ter um bom assessoramento para desenvolver a atividade, já que não é simplesmente pegando uma informação teórica e tentar colocar em prática. Ele precisa ter um acompanhamento posterior". 

Quem já descobriu os segredos da fruticultura busca agora o aperfeiçoamento e nada melhor do que uma feira de tecnologia para conhecer o que há de melhor no mercado. Variedades de abacaxi imperial e de banana-maça, por exemplo, foram desenvolvidas por pesquisadores da Bahia, para facilitar o trabalho do produtor. 

"?? um abacaxi sem acidez nenhuma, doce, perfumado e muito gostoso e bonito", comenta o engenheiro agrônomo da Embrapa, Hermínio Souza Richa.

Quem provou já se interessou em garantir uma muda para cultivar a novidade, que apesar de vir de longe, se adapta bem ao clima da nossa região.

Para quem gosta de uva, suco, vinhos ou espumantes, as novas variedades criadas pela Embrapa do Rio Grande do Sul são aposta garantida. A uva BRS Vitória, por exemplo, não tem semente, uma polpa mais firme e um sabor surpreendente. Quem provou queria mesmo é levar os produtos para casa.

Fonte: Catve

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9910-25533

Colunistas