Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cooperativa de Santa Helena e parceiros discutem certificação do mel

  • 10/07/2017
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Cooperativa de Santa Helena e parceiros discutem certificação do mel
O Conselho Regulador do Mel do Oeste se reuniu na tarde de sexta-feira para retomar os trabalhos, após a certificação de Indicação Geográfica, IG, do mel produzido na região Oeste do Paraná, expedida na última terça-feira, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. 

A reunião, que ocorreu no auditório da Itaipu, em Santa Helena, objetivou a discussão sobre quais as próximas iniciativas para a melhor apresentação do produto.

O conselho é composto pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária da Costa Oeste do Paraná-Coofamel, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-Sebrae, Itaipu Binacional, Cultivando Água Boa, Fundação Parque Tecnológico Itaipu-PTI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná-Biolabore, e Município de Santa Helena.

De acordo com o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, Emerson Durso, com reconhecimento de Indicação Geográfica, IG, do mel produzido na região Oeste do Estado, uma série de desafios serão colocados em prática, como por exemplo, os mecanismos de controle da produção de mel, visando ações para melhorar o mercado e produtividade.

Segundo o consultor do Sebrae, o Conselho Regulador do Mel do Oeste busca dar credibilidade ao produto que é oferecido ao mercado. Durso destaca que este é o momento para o apicultor se unir a cooperativa de mel, e com a força dos demais parceiros, buscar maior visibilidade de procedência do produto. (áudio) 

O trabalho de Identificação Geográfica, IG, do mel produzido no Oeste do Paraná teve início em 2014, e desde então os envolvidos no projeto passaram por diversas capacitações para chegar até a certificação do produto. De acordo com o presidente da Coofamel Wagner Gazziero, o projeto é um processo novo no Brasil e contempla 52 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná-Amop. (áudio) 

Na oportunidade, o Conselho Regulador também deliberou sobre o 7º Seminário da Apicultura, que ocorrerá em setembro deste ano, conforme detalha Gazziero. (áudio)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533