Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pescadores de Itaipulândia comprovam eficácia do Canal da Piracema

  • 21/01/2016
  • Foto(s): JIE
Pescadores de Itaipulândia comprovam eficácia do Canal da Piracema
Pescadores da colônia de Itaipulândia puderam comprovar, na manhã dessa quarta-feira (20), a eficácia do Canal da Piracema de Itaipu. Os cerca de 40 visitantes foram recebidos por profissionais da Divisão de Reservatório (MARR.CD) e puderam ver piaus, corimbas, pintados e dourados, espécies consideradas nobres e em risco de extinção, subindo o canal até o Lago de Itaipu, onde poderão alcançar áreas de desova.

As visitas das colônias acontecem há dois anos, sempre no período de Defeso ??? entre novembro e fevereiro, quando não é permitida a pesca devido à reprodução dos peixes (Piracema). Esta é a terceira visita que acontece no Defeso 2015-2016. O objetivo é atender às dez colônias de pescadores parceiras de Itaipu até o final deste período. ???Fazemos sempre nesta época do ano quando os pescadores não podem atuar em suas atividades e têm tempo para viajar???, explica o engenheiro agrônomo Irineu Moter (MARR.CD).

De acordo com Motter, as visitam proporcionam aos pescadores conhecer de perto as atividades executadas pela MARR.CD voltadas para a preserveação dos recursos pesqueiros do reservatório, como reprodução de peixes, pesquisas de criação em tanques-rede, marcação de peixes, povoamento, além do funcionamento do Canal da Piracema. ???Eles ficam impressionados com a quantidade e a variedade de peixes que veem subindo o canal. Estes peixes chegarão ao reservatório e, em pouco tempo, poderão se reproduzir e garantir a manutenção dos estoques pesqueiros."

Soltura de alevinos

Depois de irem ao Canal da Piracema, os pescadores fizeram uma visita panorâmica à Itaipu e foram ao Refúgio Biológico Bela Vista, para conhecer a trilha ecológica. Eles terminaram a visita no Portinho, onde participaram do processo de povoamento do reservatório soltando alevinos de pacu, No período da tarde, eles visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, em uma parceria de Itaipu com ICM-Bio. Cerca de 90% deles não conhecia as cataratas.

"Estas visitas complementam o trabalho que Itaipu desenvolve em parceria com as colônias de pescadores da região, como limpeza das margens do reservatório e pontos de pesca, monitoramento da produção pesqueira e biologia pesqueira. O envolvimento dos pescadores mostra que eles agora fazem parte do trabalho coordenado por Itaipu???, conclui Motter. Outras colônias já estão agendas para visitarem Itaipu ainda em janeiro. Mais visitas acontecerão em fevereiro.

Fonte: JIE

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Colunistas