Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Centro de Medicina em Foz será capaz de detectar vírus em mosquitos Aedes em menos de uma hora

  • 09/01/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Centro de Medicina em Foz será capaz de detectar vírus em mosquitos Aedes em menos de uma hora
O primeiro Centro de Medicina Tropical da Região Sul será inaugurado nesta terça-feira (10), às 10h, em Foz do Iguaçu. Resultado de uma parceria entre o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Itaipu Binacional e Prefeitura de Foz, o novo centro é único do País com capacidade para realizar análise de amostras de material genético humano e animal.

No local, um laboratório de biologia molecular poderá identificar, em menos de uma hora, se mosquitos Aedes aegypti capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município estão infectados com o vírus de doenças como a dengue, a zika e a febre chikungunya.

Essa identificação será importante porque vai possibilitar que a prefeitura desencadeie ações de prevenção em áreas de risco apenas 24 horas após a captura, evitando que o mosquito transmita a doença. Hoje, essa análise é feita em Curitiba e os resultados demoram de um a seis meses para ficarem prontos.

A solenidade de inauguração terá a participação do diretor-superintendente do HMCC, Rogério Soares Bohm, da prefeita interina de Foz do Iguaçu, Inês Weizemann, e da diretora financeira administrativa de Itaipu, Margaret Groff ??? entre outras autoridades da região e profissionais da saúde. Também é aguardada a presença do secretário de Saúde do Estado, Micheli Caputo.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533