Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Temporal castiga mais 5,7 mil paranaenses

  • 11/12/2015
  • Foto(s): AquiAgora.net
Temporal castiga mais 5,7 mil paranaenses
Há menos de um mês, o Oeste do Paraná registrou um dos piores cenários causados pela natureza. Um tornado, que atingiu o município de Marechal Cândido Rondon, destruiu centenas de imóveis, deixou muitas famílias desabrigadas e causou um prejuízo de aproximadamente R$ 90 milhões, obrigando a administração pública municipal a decretar situação de emergência.

Mais uma vez, o fenômeno El Niño tem provocado temporais em toda região. O início da noite de quarta-feira e da madrugada de ontem foi marcado por fortes chuvas que ocasionaram estragos nos municípios de Corbélia e Matelândia. Conforme o secretário de Assistência Social de Corbélia, Ricardo Sedlacek, 14 residências foram danificadas no distrito de Penha, e parte do asfalto próximo ao Lago Municipal cedeu, formando uma cratera.

Nesse último caso, uma família precisou sair da casa, pois havia risco de desabamento. ???Foi necessário tirá-los de lá???, diz o secretário. ???Assim, a prefeitura vai alugar um imóvel e abrigá-los temporariamente???, acrescenta Ricardo.

Em Matelândia, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, três pessoas foram afetadas e permanecem desalojadas. Uma casa foi danificada pelo temporal. No Paraná, nove municípios tiveram prejuízos. Os afetados pelas chuvas chegam a 5.723, 103 deles permanecem desalojados e 157 estão desabrigados. Além disso, 1.295 residências tiveram algum tipo de avaria.

A situação mais grave ocorreu em Manfrinópolis, no Sudoeste do Estado, em que uma pessoa morreu e outra está desaparecida. A enxurrada danificou 300 residências, afetando 1,6 mil pessoas. A cidade de Santo Antonio do Sudoeste também registrou danos em 900 casas. Com isso, 50 pessoas ainda permanecem desabrigadas. Ao todo, o município contabilizou 1.550 atingidos.

Sessenta mil residências sem luz

Sessenta mil unidades consumidoras de energia em algum momento permaneceram sem luz devido ao temporal que iniciou na noite de terça-feira (9), conforme balanço divulgado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia). Ao todo, 70 municípios registraram ocorrências de desligamentos. Na maioria dos casos, a energia foi restabelecida ainda durante a madrugada de ontem. Pela manhã, faltavam seis mil casas, principalmente as que estão localizadas nas áreas rurais.

Segundo o levantamento, os problemas mais significativos ocorreram em Marechal Cândido Rondon, onde sete postes da linha de alta tensão que atende o frigorífico local quebraram, e Toledo, com dez postes danificados e cabos rompidos devido à queda de árvores sobre as redes nas comunidades rurais de Dez de Maio e Vila Nova.  

Já em Cascavel, próximo ao Trevo Cataratas, quatro postes foram danificados depois que uma árvore caiu. Em Corbélia, de acordo com o secretário de Assistência Social, Ricardo Sedlacek, a falta de energia foi momentânea. Os reparos, conforme a Copel, equipes atuam em todas as frentes para recompor a totalidade dos serviços no menor tempo possível.

Desabastecimento

As fortes chuvas e a queda de energia em alguns locais comprometeu também o abastecimento de água nas residências. Segundo a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) Ibema, Iguatu e o distrito de Juvinópolis foram os mais afetados, já que não havia energia no poço e na elevatória da Companhia. A Copel foi acionada para resolver o problema. 

Quem não possui caixa d???água domiciliar pode ficar desabastecido temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cada imóvel deve ter caixa com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

Fonte: Jornal O Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533