Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prorrogado prazo para inscrições dos estudantes para a 5ª edição do Parlamento Universitário

As Instituições de Ensino superior têm até o dia 12 de junho para manifestar o interesse em participar, e os estudantes universitários podem se inscrever até o dia 21 de junho.

Prorrogado prazo para inscrições dos estudantes para a 5ª edição do Parlamento Universitário

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná prorrogou o prazo para as inscrições da 5ª edição do Parlamento Universitário. Os estudantes que desejarem participar têm até o dia 21 de junho para fazer a inscrição. Inicialmente o prazo era sete de junho. 

Outra informação importante é que novas instituições de ensino superior poderão se habilitar para participar do programa. O edital com o novo prazo de credenciamento foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (06).

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, o prazo de inscrição foi ampliado para que mais estudantes possam participar, o que contribuirá para fortalecer o debate dos deputados universitários. “Tínhamos aberto o prazo de credenciamento das instituições em maio e dez se credenciaram. Já estávamos na fase de inscrição dos alunos para participar do programa, mas vínhamos recebendo pedidos, de alunos e também das universidades, para a reabertura do prazo, para que nas instituições pudessem participar. O que decidimos fazer agora”, explicou. “Essa oportunidade vai deixar o Parlamento Universitário ainda mais plural. Ter mais bancadas universitárias vai fazer com que os deputados universitários se articulem mais na formação de blocos e na participação em cargos importantes do Parlamento, como a Mesa Diretora e a presidência de comissões temáticas”, reforçou.

As Instituições de Ensino superior têm até o dia 12 de junho para manifestar o interesse em participar.

Já os estudantes universitários podem se inscrever até o dia 21 de junho e o treinamento, obrigatório para todos os inscritos, será no dia 22 de junho. Caberá às Instituições de Ensino Superior realizar a seleção final dos participantes, conforme o percentual dos inscritos. Quanto maior o número de inscritos pela Instituição, maior será a bancada.

A lista dos selecionados para participar será divulgada no dia 4 de julho. A simulação do parlamento será realizada entre os dias 17 a 28 de julho, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

Os participantes receberão certificado com atividade complementar correspondente a 80 horas.

Mais informações no site do Parlamento Universitário (https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario)

Parlamento Universitário

Em quatro edições realizadas, o Parlamento Universitário contou com a inscrição de mais de 3500 estudantes e 280 foram selecionados para participar, que é considerado o maior programa de parlamento simulado do país.

O Parlamento Universitário congrega as Universidades do Paraná, públicas e privadas, e reúne estudantes universitários, que durante duas semanas simulam as atividades desempenhas pelos deputados estaduais, com a divisão em bancadas partidárias, instalação das comissões temáticas, apresentação de projetos e votação em plenário das propostas apresentadas pelos participantes do programa.

Em 2017, o Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná conquistou o III Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo como a melhor iniciativa educacional voltada à comunidade. O Parlamento concorreu com projetos que representaram Legislativos de todo o país, inclusive os Tribunais de Contas que também são filiados à ABEL.

Em 2019, o Parlamento ficou entre os três finalistas do prêmio Assembleia Cidadã, concedido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria Projetos Especiais. A seleção dos projetos finalistas foi realizada por uma Comissão Julgadora criada com representantes de entidades como a Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Escola de Administração Pública, Ouvidoria Geral da União e Advocacia Geral da União. Foram selecionados três projetos para cada categoria do prêmio entre os mais de 70 inscritos.

Fonte: Assessoria

Autor do post