Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Encontro nacional vai discutir turismo e meio ambiente a partir desta quarta (31) em Foz do Iguaçu

Organizado pelo IAT, evento busca inspirar novos negócios dentro das Unidades de Conservação e ocorrerá paralelamente à 18ª edição do Festival das Cataratas.

Encontro nacional vai discutir turismo e meio ambiente a partir desta quarta (31) em Foz do Iguaçu

Sustentabilidade, natureza, turismo e empreendedorismo. Eixos diferentes que se unirão durante o “1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente – mercado atual, desafios e oportunidades”, com programação paralela à 18ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Inédito no Brasil, o evento organizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade (ICTBio) começa nesta quarta (31) e vai até sexta-feira (2) no Rafain Palace Hotel e Convention. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da abertura oficial do Festival a partir das 19 horas, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 13h desta quarta-feira. Para quem tem interesse no tema, mas ainda assim não poderá participar presencialmente, todos os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial do Governo do Paraná no Youtube.

O encontro reunirá representantes do Poder Público e agentes nacionais ligados à biodiversidade, turismo e gestão pública para promover o debate sobre o desenvolvimento de negócios, serviços e produtos em Unidades de Conservação (UCs).

Dentre os palestrantes, destaque para o vice-governador Darci Piana, que vai participar do painel “Delegações de Uso e Parcerias – O que existe no Brasil?”.

Já o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, contribuirá com o debate sobre “O futuro do Uso Público no Brasil, o que esperar?”. De acordo com ele, há espaço na cadeia produtiva do turismo nacional para incluir e fortalecer ações em Unidades de Conversação.

“Esses espaços são da população. E ela deve ter meios para usufruir com segurança e qualidade. Só assim, conhecendo, criando vínculos e experiências em meio à natureza é que as pessoas vão se conscientizar sobre a importância de ações de preservação e conservação da biodiversidade do planeta”, afirmou. “E como fazer isso se os parques estaduais e federais, as iniciativas públicas e privadas, não se prepararem para o Uso Público?”.

Os debates serão formados ainda por integrantes do governo federal, da Secretaria de Estado do Turismo, da Invest Paraná, da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras entidades.

Para o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, a programação buscou parceiros estratégicos dentro dos principais eixos temáticos para que o congressista saia do Encontro Nacional com orientações seguras e conexões de valor. “O Encontro Nacional de Uso Público quer conectar pessoas e empresas com interesse em devolver produtos e serviços turísticos, a créditos de financiamento e formalização de atividades. Tudo para promovermos segurança e bem-estar dos turistas”, destacou.

Os organizadores acreditam que o ponto alto de networking e desenvolvimento de futuros negócios será durante a rodada de relacionamento e negócios sobre Uso Público das Unidades de Conservação. Promovida pela equipe do Sebrae-PR, a dinâmica será no formato “um para um”, ou seja, com atendimento individual dos órgãos e parceiros, orientando individualmente os participantes sobre processos, legislação, crédito, oportunidades de negócios e adequação da gestão.

A coordenadora estadual de Turismo do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, explicou que a intenção é compartilhar informações, criando um ambiente mais favorável à oferta de atrações turísticas interessantes em UCs. “Pretendemos inspirar negócios competitivos, sustentáveis ao longo do tempo, com gestão e atendimento de excelência aos turistas. Isso é bom para o destino turístico, bom para o turista que tem a oportunidade de contratar e viver novas experiências em Unidades de Conservação”, disse.

VISITA TÉCNICA – O evento termina na sexta-feira com uma visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu guiada pela equipe da concessionária Urbia Cataratas. O objetivo é apresentar o modelo de concessão do parque.

Considerado um Patrimônio Mundial Natural declarado pela Unesco e tendo as Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, o parque é um exemplo de gestão compartilhada bem-sucedida. O complexo recebe cerca de 2 milhões de visitantes ao ano e figura entre os pontos turísticos mais procurados do Brasil.

Chefe do Parque Nacional representando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), José Ulisses dos Santos, ressaltou que é preciso ampliar o Uso Público nos parques. “Não só como negócio, mas, principalmente, como oportunidade de inclusão social e de sensibilização da sociedade para a importância da conservação da biodiversidade”.

FESTIVAL DAS CATARATAS A programação da 18ª Edição do Festival das Cataratas contempla ações de educação ambiental relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em comunhão à ideia do evento, materiais gráficos e folheteria serão produzidos com materiais reciclados e os cordões dos crachás serão confeccionados com plástico reciclável de garrafas pet.

“O encontro promovido pelo IAT está alinhado às tendências do Turismo. Não há espaço mais para dissociar a questão ambiental da questão turística, os dois trabalham lado a lado. A decisão de reunir operadores e responsáveis pelo Turismo no Brasil é assertiva e necessária”, afirmou Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival das Cataratas.

Programação:

1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente – mercado atual, desafios e oportunidades

Data: 31 de maio a 2 de junho

Local: Rafain Palace Hotel e Convention

Evento gratuito, com inscrições limitadas a 300 participantes.

Para garantir a inscrição é necessário concluir o cadastro AQUI.

DIA 1 - 31/05

13h30 – Abertura Oficial

14h30 – O perfil do consumidor do Turismo em Áreas Naturais e os desafios para roteirização

Moderação - Yure Lobo - Secretaria de Turismo do Paraná

Ana Cecília Duek - Diretora Viajar Verde

Marina Figueiredo - Presidente Executiva BRAZTOA

Anderson Ruffato - Diretor Limber Software

Rodrigo Goes - Gerente de Projetos SEMEIA

16h00 – A integração das Populações Tradicionais, Bioeconomia e Uso Público

Moderação - Erika Fernandes Pinto (Sitios Naturais Sagrados)

Bruno Banzato - Gerente de Projetos Invest Paraná

Laura Soriano Yawanawa - Líder Tribo Yawanawa Acre

Julie Messias - Secretaria de Meio Ambiente e Povos Indígenas do Acre

17h40 – A importância da Qualificação e da Segurança do Visitante no Uso Público

Moderação - Patrícia Albanez – Coordenadora Estadual de Turismo Sebrae/PR

Letícia Salomão - Gerente de Áreas Protegidas IAT

Luizão Del Vigna - Diretor Executivo ABETA

DIA 2 – 01/06

09h – 11h – Rodada de Relacionamento e Negócios voltados aos Uso Público

14h – Os novos velhos desafios do Uso Público

Moderação - Rafael Andreguetto - Diretor do Patrimônio Natural do IAT

Erika Fernandes Pinto - Sitios Naturais Sagrados / ICMBIO

Marcelo Skaf - Diretor de Operações da URBIA

Sergio Morato - Vice-presidente ICTBIO

Rafael Morgado - Coordenação-Geral de Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo

15h45 – Delegações de Uso e Parcerias – O que existe no Brasil?

Moderação - Marina Kluppel - Coordenadora de Uso Público do ICMBIO

Adélio Demeterko - Diretor de Operações Urbia+Cataratas S.A

Bruno Wendling - Presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul

Darci Piana - Vice-governador do Paraná

Valdemar Bernardo Jorge - Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná

17h30 – O futuro do Uso Público no Brasil, o que esperar?

Everton Souza - Presidente Instituto Água e Terra

Pablo Morbis - CEO Grupo Cataratas S.A

Pedro Menezes - Diretor de Áreas Protegidas e Biodiversidade do MMA

Oliver Hillel - Secretariado de Convenção da Biodiversidade das Nações Unidas

DIA 3 – 2/6

8h – Visita técnica à concessão do Parque Nacional do Iguaçu guiada pelo Consórcio Cataratas + Urbia (Necessário realizar inscrição durante o evento).

Fonte: AEN

Autor do post