Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Caravana Paraná Unidos pelas Mulheres vai fortalecer políticas públicas femininas no Estado

A caravana vai percorrer todas as regiões do Paraná para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres.

Caravana Paraná Unidos pelas Mulheres vai fortalecer políticas públicas femininas no Estado

A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, lançada nessa segunda-feira (29), pelo Governo do Estado, vai percorrer todas as regiões do Paraná para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres. 

Na abertura do lançamento do projeto, a deputada cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa, comemorou a conquista. 

“Essa vai ser uma porta de entrada de reivindicações da mulher paranaense e, aí sim, com todo esse apanhado, a gente vai poder fazer políticas públicas efetivas voltadas para as mulheres. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, percebo, diariamente, a necessidade da atenção dos gestores públicos às causas femininas ”.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi), em parceria com os municípios, explica a secretária Leandre Dal Ponte. “Quem sabe o que a cidade precisa é quem vive nela, então ter um órgão específico de interlocução com o município fortalece as políticas públicas para mulheres, que atualmente ainda são trabalhadas de forma isolada”, afirmou.

“É um grande pacto em defesa das mulheres, mas além da proteção, queremos possibilitar a independência financeira e o fortalecimento delas, para que tenham cada vez mais espaço no campo profissional, político e em todos os aspectos da vida, fazendo com que o Paraná também seja uma referência para o Brasil na atenção ao público feminino”, concluiu o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ao todo serão dez encontros realizados com o apoio da AMP, Associação dos Municípios do Paraná, e demais associações municipais regionais. O primeiro, em Curitiba, aconteceu logo após o lançamento do programa. Os próximos eventos estão marcados para os dias 15 de junho, em Cascavel, e 16 de junho, em Francisco Beltrão. 

Entre os assuntos em pauta está a discussão sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que estabelece como meta alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Em todas as reuniões serão apresentados modelos de governança de política para mulheres, orientações para a criação dos órgãos gestores, em especial a instauração do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a formalização do Fundo Municipal da Mulher para o repasse direto de recursos do Estado para as prefeituras.

Fonte: Assessoria

Autor do post