Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Operação Gauteng: Receita Federal e Polícia Federal combatem esquema bilionário de notas fiscais falsas

Transações com ouro, metais e sucatas, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos levam à fraude de R$ 4 bilhões.

Operação Gauteng: Receita Federal e Polícia Federal combatem esquema bilionário de notas fiscais falsas

Na manhã dessa terça-feira (16), a Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram a Operação Gauteng. O objetivo é combater crimes na cadeia de sucatas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Através de cruzamento de dados e de uso de informações de inteligência, a Receita Federal detectou indícios de que empresas inexistentes (de fachada, conhecidas como NOTEIRAS) emitiram 4 bilhões de reais em notas fiscais falsas destinadas a grupo de empresas que atuam na cadeia de sucatas.

Durante as investigações, foram identificados três núcleos criminosos que envolvem mais de 80 pessoas e empresas da cadeia de metalurgia e siderurgia. Os núcleos vêm utilizando notas fiscais falsas para burlar órgãos fiscalizadores, sonegar impostos e “esquentar” mercadorias roubadas.

Foi apurado que, além de operações com sucatas, o operador do esquema transacionou bilhões em notas fiscais de OURO. Há suspeitas de que tais transações possam estar relacionadas a crimes de lavagem de dinheiro, extração ilegal de minérios, sonegação de impostos  e outros delitos.

Visando continuidade das investigações, o Poder Judiciário Federal determinou execução de 59 Mandados de Busca e Apreensão em empresas e em residências de pessoas que participam do esquema criminoso.

Fonte: Assessoria

Autor do post