Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Audiência pública debaterá soluções alternativas para fomentar a reciclagem no Paraná

O encontro reunirá gestores municipais de resíduos sólidos urbanos, especialistas e pesquisadores, representantes das cooperativas e associações, do MPE e do secretário de Desenvolvimento Sustentável.

Audiência pública debaterá soluções alternativas para fomentar a reciclagem no Paraná

Com o objetivo de estimular à reciclagem nos municípios paranaenses, o deputado estadual Evandro Araújo (PSD) promoverá uma audiência pública para discutir os desafios, perspectivas e alternativas do setor, na próxima quinta-feira (11), às 10h, durante a Assembleia Itinerante na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá).

O encontro reunirá gestores municipais de resíduos sólidos urbanos, especialistas e pesquisadores da cadeia da reciclagem, representantes das cooperativas e associações de catadores, do Ministério Público Estadual e terá a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Jorge.

”A questão da destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos e o máximo reaproveitamento dos resíduos é uma questão sensível, que envolve toda a sociedade, pois trata-se de uma responsabilidade compartilhada. Quanto mais falamos sobre a coleta seletiva, a separação, a destinação, a reutilização, mais temos resultados positivos na reciclagem", explicou Araújo.

”A gente percebe que a reciclagem, nas décadas passadas, era pauta constante da sociedade. Isso arrefeceu, alguns dados nos preocupam sobre o aumento de lixões, falta de investimentos, falta de estrutura para os catadores, falhas na coleta. Isso tudo afeta na reciclagem e queremos oxigenar esse tema no Paraná, fazendo uma construção com quem tem essa responsabilidade", completou.

Segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST), os municípios do Paraná coletaram 10,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos no ano de 2019, porém apenas 4,4% desse total foram destinados à reciclagem. Embora o índice de reciclagem seja superior à média nacional (3,6%), de acordo com Araújo, os números ainda podem melhorar bastante.

Isso ocorre principalmente porque ainda existem gargalos na coleta seletiva realizada pelos municípios, na separação doméstica e na falta de envolvimento dos fabricantes, que contribuem para o aumento de resíduos no meio ambiente.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), de 2021, 297 municípios paranaenses realizaram a coleta seletiva e 65 ainda não a realizaram naquele ano. Outros 37 municípios não responderam. “Sem a coleta seletiva, não há reciclagem na ponta. Por isso, precisamos melhorar esses números, conscientizar as pessoas e voltar a avançar nesta pauta", completou Araújo.

A audiência pública é aberta ao público em geral e faz parte da programação do Poder Legislativo Estadual na Expoingá.

Fonte: Assessoria

Autor do post