Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em dois anos, Paraná capacitou mais de 34 mil pais e educadores sobre cuidados ao autista

A Sesa mantém 323 pontos de atenção especializados em atendimento a pessoas com deficiência intelectual, incluindo TEA, que buscam sensibilizar a população com informações a respeito do tema.

Em dois anos, Paraná capacitou mais de 34 mil pais e educadores sobre cuidados ao autista

O Governo do Estado oferta desde 2021 a capacitação multiprofissional em Análise do Comportamento (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O treinamento, que ocorre de maneira virtual por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (Espp), é direcionado para pais e cuidadores e, qualificou, até esta terça-feira (2), 34.204 alunos.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o número de pessoas capacitadas é expressivo e mostra um impacto positivo do acesso à educação em saúde. “A Análise do Comportamento é uma metodologia reconhecida internacionalmente, com comprovação científica e que busca aumentar a qualidade de vida da pessoa autista, sendo uma grande ferramenta de auxílio a pais e tutores”, avalia.

Buscando expandir o cuidado e o manejo da pessoa com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo, o curso possui uma carga de 20 horas, abordando desde a categorização e definição do autismo, até metodologias e atividades para aplicar no dia a dia, como aprendizagem através de brincadeiras. A produção dos cursos teve a parceria da instituição americana Scott Center for Autism Treatment/Florida Institute of Technology.Inteiramente. O treinamento gratuito e pode ser acessado AQUI.

Considerado um transtorno do neurodesenvolvimento com início na infância, o autismo pode afetar a capacidade de comunicação e interação de indivíduos. Seus sintomas variam de paciente para paciente, sendo os mais comuns as dificuldades de comunicação, dificuldade nas interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

PROFISSIONAIS – Além da capacitação voltada para pais e cuidadores, a ESPP mantém outro treinamento voltado para profissionais de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde no Paraná, este com quase mil participantes. Trata-se da Capacitação Multiprofissional em Análise de Comportamento Aplicada voltada ao Transtorno do Espectro Autista, que pode ser acessada AQUI.

“A oferta de cursos a distância é uma estratégia que rende grandes frutos ao Estado. Seja pela formação pessoal, no caso dos pais, ou por uma formação profissional para médicos e agentes de saúde, temos notado uma grande adesão dos participantes, o que auxilia a melhorar cada vez mais o atendimento e a proximidade do cidadão com estes temas tão importantes”, destacou Beto Preto.

A Sesa mantém 323 pontos de atenção especializados em atendimento a pessoas com deficiência intelectual, incluindo TEA, que buscam sensibilizar a população com informações a respeito do tema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Autor do post