Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estado capacita cidades para participar de edital sobre turismo inteligente no Brasil

Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu estão na categoria A

Estado capacita cidades para participar de edital sobre turismo inteligente no Brasil

Os 17 municípios paranaenses aptos a participarem do edital Estratégia Nacional de Destinos Inteligentes Brasil, do Ministério de Turismo (MTur), estão recebendo suporte da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), por meio de treinamento oferecido pela Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor. Cidades agrupadas nas categorias A e B apresentam solidez no setor turístico, atrativos com fluxo significativos e maior quantidade de estabelecimentos de hospedagem. No Paraná, três municípios são classificados como categoria A e 14 na B.

Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu estão na categoria A. Na categoria B no Mapa do Turismo Brasileiro figuram Paranaguá, Pontal do Sul, Matinhos, Guaratuba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Telêmaco Borba, Cascavel, Toledo e Pato Branco. Todos estão aptos a participar da seleção.

Os destinos selecionados receberão o certificado de DTI em Transformação, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. “Portanto, o município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente”, disse Yuri Lobo, coordenador de Inteligência e Estratégia Turística, da Secretaria.

CAPACITAÇÃO – Durante processo de capacitação, 52 representantes dos órgãos envolvidos receberam orientações sobre como participar do edital e esclarecimentos relacionados à importância dos destinos turísticos inteligentes. O destino se coloca na vanguarda em termos de tecnologia, melhorando a acessibilidade e proporcionando experiências exitosas para o turista e morador.

A meta é capacitar os quadros de pessoal dos órgãos municipais de turismo, das Instâncias de Governança Regional (IGR), entidades parceiras e agentes de turismo do Sebrae no Paraná, com o objetivo de orientar e incentivar a adesão ao processo de seleção.

A ação do Ministério irá selecionar dez cidades – pelo menos uma por região no Brasil – para receberem consultoria sobre planejamento de sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes e criação de Planos de Transformação. Os destinos indicados irão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, alinhada à metodologia DTI.

O diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da SETU, Marcelo Martini, diz que o edital abre possibilidade para que os principais destinos turísticos paranaenses garantam o desenvolvimento sustentável. “Um destino turístico inteligente possui ferramentas inovadoras que permitem a interação do visitante com todo o entorno, ampliando as experiências positivas no destino. Isso impacta diretamente na qualidade de vida da população”.

Para a Ana Cristina Oliveira, chefe de Estatística da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, a cidade tem várias iniciativas de soluções inteligentes que são exemplos para outros destinos e essa ação do MTur dá oportunidade para as cidades se organizarem melhor. “Com base nessa documentação que está sendo juntada, somada a outras iniciativas locais, os municípios se tornam mais competitivos no cenário internacional”.

Ela ressalta que todos vão colher resultados positivos desse processo e o apoio estadual só tem a agregar. “Foz tem plenas condições de ser selecionada. Consideramos o apoio da SETU muito importante para tirar dúvidas de como compor a documentação e evidenciar os critérios que estão sendo avaliados. Essa experiência é bem relevante para quem está conduzindo o processo local”, afirmou.

Anne Pinheiro, turismóloga e assessora da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa, ressaltou que o apoio da SETU foi pontual no que tange a matriz das partes interessadas, o item que gerou mais dúvidas. “Uma iniciativa fundamental para nortear a construção do material da inscrição no chamamento público”, disse. “A forma de abordagem, detalhando os anexos é uma grande contribuição para os destinos turísticos e aumentam nossas expectativas de sucesso”.

De acordo com o diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campo Mourão, Rosinaldo Nunes, a participação do município no edital do Ministério do Turismo será uma excelente oportunidade para que possam dar maior visibilidade às ações que já vêm sendo desenvolvidas. A maioria das atividades turísticas da cidade está voltada ao turismo de negócio.

“A oficina realizada pela Secretaria de Turismo contribuiu para que pudéssemos tirar dúvidas e também nos auxiliou sobre como poderemos evidenciar as informações que estão sendo solicitadas”, disse. Ele afirmou que seja qual for o resultado, a equipe que está na organização entende que essa é uma oportunidade para que se possa pensar em novas estratégias que fomentem ainda mais as atividades turísticas locais.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Autor do post