
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Gastroenterologista André Saliba, cirurgião especialista em doenças gastrointestinais, participou do Costa Oeste News para esclarecer algumas dúvidas acerca das várias doenças que acometem o sistema digestivo, como o câncer colorretal, obstruções das vias biliares, a síndrome do intestino irritável, hepatite, gordura no fígado e várias outras que podem surgir.
Confira abaixo a entrevista completa:
CON: Quais são as doenças que o Gastro trata?
Dr Saliba: Na verdade, é um conjunto muito amplo, vou falar as mais comuns hoje, presente na sociedade, que são a parte das vias Biliares. São doenças da bílis, vesícula, que é muito comum hoje os nossos pacientes com cálculo, litíase biliar, que são pedras na vesícula. Também existe um lodo biliar que é um líquido bem espesso, que faz a vesícula inchar. As vias biliares nós temos que ter muito cuidado principalmente com a vesícula, porque quando ela inflama muito e quando nós temos micro cálculos, ele pode migrar para um canalzinho e o risco disso, é fazer uma pancreatite. Outra é a parte de fígado, nós temos hoje a estreatose hepática que é uma gordura no fígado, grau 1, 2, 3, 4 e 5.
CON: Quando falamos em câncer gastrointestinal, qual é o sintoma?
Dr Saliba: Os sintomas gastrointestinais hoje o paciente sente um desconforto de estufamento, aquele abdômen distendido, acaba tendo uma evacuação com sangue e aqueles desconfortos, dores.
CON: Quais são as doenças gastrointestinais mais comuns?
Dr Saliba: São doenças hepáticas, a parte da Hepatite A, B, C, D, E, muitas vezes tem hepatite, o paciente não sabe, o vírus está incubado; a esteatose hepática, que é a gordura no fígado, grau 1, grau 2, grau 3; a pedra na vesícula, o lodo biliar e aí acaba entrando no estômago também.
CON: O que é a gordura no fígado?
Dr Saliba: O fígado, nós temos um tamanho específico, quando você adquire um alimento gorduroso ou bebida alcoólica, até mesmo medicação... o fígado é um filtro, a capa do fígado começa a aumentar e começa a fazer pontos de gordura, aí que a gente vai classificando grau 1, 2, 3, volto a repetir, ele é muito silencioso. Mas o mais importante mesmo, são exames laboratoriais e exames de imagem e esse problema da gordura no fígado ele tem cura.
CON: O que leva a uma constipação intestinal?
Dr Saliba: Teve um relato, um estudo, que hoje as pessoas têm muita constipação relacionada ao estresse. Está relacionado com o sistema de serotonina do cérebro, que acaba baixando e também uma alimentação. Isso aí acaba fazendo a síndrome do intestino irritável, dá um desconforto, dá muitos gases, dor, cólicas e a pessoa tem muita dificuldade de evacuar.
CON: Quais as causas da diarreia e que exames são recomendados?
Dr Saliba: hoje as pessoas têm a síndrome intestino irritável, da Constipação, mas, também, as pessoas têm costume de ter uma alimentação não adequada e começa a irritação e provoca doenças de diverticulite, são erupções do intestino que acaba doendo dentro, dando desconforto, mas a doença de Crohn, ela provoca uma diarreia. Um dos fatores que levam também é a questão do tabagismo, a nicotina é extremamente prejudicial à mucosa do intestino. Hoje você pede exames laboratoriais, exames de sangue e o exame mais indicado hoje para o estômago é a endoscopia e para o intestino é a colonoscopia.
CON: A endometriose pode causar problemas para o intestino?
Dr Saliba: Eu sempre digo: paciente tem endometriose, já procura um ginecologista. A endometriose pode, sim, atacar o intestino, é uma doença que também ela é silenciosa, tem um desconforto, dores, muitas vezes tem aquele estufamento e provoca até uma constipação, o mais importante é sempre estar procurando um ginecologista e estar fazendo os exames e tendo o diagnóstico.
Fonte: Costa Oeste News