Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com mais equipamentos, colégios estaduais se preparam para volta às aulas, na próxima segunda-feira

Para começar o ano letivo, o Governo do Estado investiu em mobiliário e também em infraestrutura tecnológica

Com mais equipamentos, colégios estaduais se preparam para volta às aulas, na próxima segunda-feira

Os 2,1 mil colégios da rede estadual do Paraná se prepararam, ao longo de toda esta semana, para o início das aulas, que acontece na próxima segunda-feira (6). Para começar o ano letivo, o Governo do Estado investiu em mobiliário (112 mil novas carteiras já começaram a ser entregues) e também em infraestrutura tecnológica, com a compra de 77.300 equipamentos de informática, incluindo desktops, notebooks e kits de robótica.

Além disso, já começou a entrega da primeira remessa de alimentos não perecíveis da merenda escolar e também acontece, até o fim do mês, a entrega de 340 novos ônibus para transporte escolar. As aquisições têm o objetivo de garantir que o estudante tenha todas as condições necessárias para aprender.

“Todo esse investimento é para trazer condições de trabalho para os nossos professores e de aprendizagem para os estudantes”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Neste ano, também vamos continuar investindo nas plataformas educacionais — de leitura e lição de casa, que são novas, além das que já existiam, como as de redação e inglês”.

No Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, os funcionários estão ocupados com a limpeza dos ambientes escolares e a organização do material didático e mobiliário. A escola recebeu novos armários, além de 32 carteiras em formato de trapézio, um novo modelo que permite a organização das turmas em forma de círculo ou de meia-lua, por exemplo.

As novas carteiras foram instaladas em uma sala que será utilizada para aulas de Artes. Essa organização faz parte de um novo sistema aplicado a partir deste ano, no Instituto, para os estudantes da educação em tempo integral: o de salas temáticas. Agora, haverá algumas salas específicas para cada área do conhecimento. Assim, os alunos é que trocarão de sala de aula nos intervalos, não mais os professores.

“A turma se movimenta mais. Isso faz com que o período de 9 horas dentro da escola se torne mais leve. Essa dinâmica também estimula a responsabilidade, a autonomia. É muito interessante pedagogicamente”, diz a diretora do colégio, Marcia Murbach.

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – Nestas quinta e sexta-feira (2 e 3), acontecem os dias de estudo e planejamento. Esse é um período destinado para que os profissionais da educação se preparem e planejem as ações do semestre. “É um momento de integração, de vínculo, de fortalecer essas relações, para começar o ano com tudo o que ele precisa — com o pé direito, com estudo e muito trabalho”, ressalta a diretora.

Fonte: AEN