Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Após chuvas, equipes da Copel trabalham para restabelecer energia em 100 mil domicílios

Em todo Estado, há 4,4 mil ocorrências para atendimento. No momento, são cerca de 100 mil domicílios sem luz em todo o Paraná

Após chuvas, equipes da Copel trabalham para restabelecer energia em 100 mil domicílios

A madrugada de tempo instável trouxe novos temporais ao Paraná, causando danos à rede elétrica e elevando o número de domicílios com interrupção no fornecimento de energia, segundo a Copel. Equipes estão em campo desde o sábado (29) atuando no restabelecimento dos serviços prejudicados por ventos fortes e a queda de árvores e galhos sobre a fiação, entre outros fatores.

Em todo Estado, há 4,4 mil ocorrências para atendimento. No momento, há cerca de 100 mil domicílios sem luz em todo o Estado, sendo a maior parte deles na região Norte (36 mil), seguida da região Noroeste (31 mil). No Centro-Sul há cerca de 10 mil clientes sem luz; no Oeste, 15 mil; e o no Leste do Estado (Curitiba, RMC e Litoral) por volta de 9 mil unidades consumidoras.

De acordo com o Simepar, essa segunda-feira (31) segue com tempo instável, devido à presença de uma frente fria sobre o Sul do País, com previsão de tempestades com ventos moderados a fortes e risco de granizo em alguns pontos do Paraná. Os temporais do final de semana atingiram, com intensidade, grande extensão territorial - de Leste a Oeste do Estado.

No Norte, a conta de postes quebrados chega a 94. A região com danos mais severos foi novamente o Vale do Ivaí. Os municípios de Lidianópolis, Rio Branco do Ivaí, Jardim Alegre, Mauá da Serra, Arapuã e Grandes Rios estão entre os mais afetados. Além disso, Rosário do Ivaí segue sem energia por quebra de dez postes em suas duas fontes de alimentação. 

Já na região Noroeste do Estado, Rondon, São Carlos do Ivaí, Japurá, Brasilândia do Sul e Alto Piquiri concentram o maior número de desligamentos.

RECONSTRUÇÃO DE TORRES – Em função do vendaval de sábado, três torres de duas linhas de transmissão foram ao chão na região Norte do Paraná. A Copel remanejou imediatamente a carga das linhas e nenhum cliente foi afetado. A reconstrução das torres começa nesta segunda.

REGISTRO DE FALTA DE ENERGIA – A Copel está trabalhando ininterruptamente desde sábado pela manhã para recompor as redes de energia afetadas pelo temporal. Os clientes que estão sem energia elétrica podem acionar a Copel pelo site www.copel.com, pelo Aplicativo Copel ou pelo WhatsApp Copel - 41 3013 8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel.

SEGURANÇA – A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

Fonte: AEN