Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paranaense é nomeada embaixadora de comitê da Organização Mundial da Família

A Organização Mundial da Família foi criada em 1947 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Paranaense é nomeada embaixadora de comitê da Organização Mundial da Família

A superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social e vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (CEDES), Keli Guimarães, foi nomeada como embaixadora brasileira do Goodwill Ambassadors Committee, um comitê da Organização Mundial da Família (World Family Organization - WFO), durante a 36ª assembleia geral da entidade, realizada em Paris, na França. Representantes virão a Curitiba para entrega do documento de posse, mas a data ainda não foi definida.

A Organização Mundial da Família foi criada em 1947 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal objetivo atuar como um elo entre famílias do mundo todo e o órgão, por meio da defesa de seus interesses perante governos e a comunidade internacional.

“Desde 2016 eu trabalho no Estado à frente do CEDES com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Sempre pensei em como essa proposta global e tão audaciosa poderia de fato impactar na vida de cada paranaense. Apesar do Brasil ter ajudado a escrever os objetivos e metas junto aos demais 192 países-membros, precisamos trazê-las para realidade do Paraná. Então é o que estamos fazendo agora”, explica.

Keli acredita que o reconhecimento se deu principalmente pelo trabalho constante do órgão na implementação da Agenda 2030 da ONU no Estado do Paraná, e não só a nível estadual, mas também de maneira municipalizada. “Não adianta só pensar a nível Brasil. É lá no município que as coisas acontecem. Se só pensar nas maiores regiões do Estado nada vai mudar”, reforça.

O nome dela foi indicado ao lado de representantes de países como Portugal e Tunísia e aprovado em unanimidade por membros do comitê regional, entre eles, a médica curitibana e presidente da WFO desde 1998, Deisi Kusztra. “Observamos a Keli, vimos como ela se relacionava com os outros pra ver se ela tinha capacidade de cumprir o programa. Ela tem vontade pra tudo, nem pensa se será difícil, ela dá um jeito de fazer, e se não souber, não se avexa em dizer, voltar e perguntar, dar ideia”, pondera.

“Para um goodwill ambassador essa é a característica mais importante. Ela tem que conhecer a organização mas ter autonomia para atuar naquilo que precisa de ajuda. E estamos satisfeitos, pois já avançamos muito com o Governo do Paraná”, acrescentou a presidente da WFO.

“Foi por conta desse trabalho no Paraná que a dra. Deisi indicou meu nome. Fiquei muito feliz quando soube que foi aprovado. Essa não é uma vitória da Keli, é uma vitória das mulheres, dos homens, das crianças e do Estado. Ser embaixadora da Organização Mundial da Família para o Brasil é uma honra que eu nunca imaginei”, reforça Keli.

Segundo a superintendente, a chancela a nível mundial trará ainda mais benefícios para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. “Além do reconhecimento, isso vai trazer investimentos para o Estado, vai fazer com que sejamos ligados a boas práticas mundiais, garantindo financiamentos que possam impactar cada vez mais as famílias em todos os municípios”, complementa.

RECONHECIMENTO – Nos últimos anos, o Paraná passou a utilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como guia para melhorar as áreas de saúde, educação e segurança, além de diminuir a desigualdade social e preservar o meio ambiente. O Governo do Estado, por meio do CEDES, criou a Estratégia Paraná de Olho nos ODS, que tem como foco o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030 da ONU.

Além disso, o Paraná é o único estado brasileiro a compor o programa “Uma Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que também pesquisou outras oito regiões do mundo. A pesquisa analisou de que forma o Paraná aderiu e aplicou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) ao longo dos últimos três anos.

A OCDE é uma organização internacional e intergovernamental formada por 38 países membros, fundada em 1961, que trabalha para construir políticas que promovam prosperidade, igualdade, oportunidade e bem-estar para todos.

Fonte: AEN