Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Eleitor tem até 18 de agosto para solicitar voto em trânsito

Quem já sabe que não estará no município onde vota na data das eleições, basta ir a um cartório eleitoral e indicar a cidade onde vai estar.

Eleitor tem até 18 de agosto para solicitar voto em trânsito

Até 18 de agosto, o eleitor pode solicitar o voto em trânsito no cartório eleitoral. Quem já sabe que não estará no município onde vota na data das eleições, basta ir a um cartório eleitoral e indicar a cidade onde vai estar para não perder a oportunidade de participar do processo eleitoral. Essa possibilidade vale para municípios com mais de 100 mil eleitores.

O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro e o segundo, se houver, no dia 30 do mesmo mês. Se você, eleitor, sabe que não estará no seu local de votação em uma dessas datas, pode solicitar o voto em trânsito. Para isso, basta ir a um cartório eleitoral, no período de 18 de julho a 18 de agosto, levando um documento oficial com foto e indicar a cidade onde estará nos dias de votação. Essa possibilidade vale para municípios com mais de 100 mil eleitores. Nas redes sociais, o Tribunal Superior Eleitoral tem um vídeo que explica como funciona o voto em trânsito:

Exemplo; Eu moro em Brasília, Distrito Federal, mas sei que vou estar em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no dia do primeiro turno. Com o voto em trânsito, eu consigo votar para presidente da República lá, em Belo Horizonte. Isso porque a gente está falando de unidades da federação diferentes. Se a minha viagem fosse entre cidades do mesmo estado, eu também poderia votar para governador, senador e deputado federal e estadual.

A solicitação do voto em trânsito deve ser feita presencialmente no cartório eleitoral. Não é possível fazer a solicitação pelo aplicativo do título-net ou pela página do TSE na internet. Para mais informações, acesse o site da Justiça Eleitoral em tse.jus.br. A habilitação para o voto em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após a eleição, o eleitor volta automaticamente a ter vínculo com o seu domicílio eleitoral e a sua seção de origem.


Fonte: Senado