Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Inmet prevê temperaturas negativas e geada na próxima semana em grande parte do Brasil

Uma forte e extensa massa de ar frio chega ao Brasil a partir de domingo (15).

Inmet prevê temperaturas negativas e geada na próxima semana em grande parte do Brasil

Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15) provocando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

A Tabela 1 apresenta valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 17 e 19 de maio (terça-feira e quinta-feira) para algumas cidades brasileiras. Tabela 1: Valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 17/05/2022 e 19/05/2022.

A Figura 1 apresenta a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19/5 (quarta-feira e quinta-feira).

Tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira onde as temperaturas deverão ser negativas.

Figura 1: Previsão temperatura mínima às 9 horas (horário de Brasília) dos dias 18 e 19/05/2022

Geada

A tendência é de condições favoráveis à formação de geada na Região Sul no período de 17/05 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17/05 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18/05 e 22/05. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos da Região Sul e, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.

A Figura 2 apresenta a tendência de risco de formação de geada para a manhã do dia 19/05. Áreas em vermelho indicam previsão de risco de geada forte, amarelo indica risco de geada moderada e, em azul, áreas com previsão de geada fraca.


Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, A geada pode ser ocasionada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento. Além disso, seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.

Além dos alertas emitidos pelo Inmet, o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro) tem uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de cinco dias. O Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou clicando em sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro

Figura 2: Tendência de risco de geada para às 9 horas (horário de Brasília) do dia 20/05/2022.

Neve

Há a possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 e a madrugada do dia 18/05.

Recordes de temperatura em maio

A Tabela 2 apresenta os menores valores de temperatura mínima observados pelo Inmet nas capitais brasileiras considerando os dados de maio de 1961 a 2020.

Tabela 2: Recordes de temperatura mínima para o mês de maio.

Fonte: MAPA