Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná ganha mapa estadual de feiras orgânicas e agroecológicas; veja como pesquisar

O material foi reunido com ajuda de servidores, prefeituras, entidades do setor e bases de dados já disponíveis em mapas nacionais.

Paraná ganha mapa estadual de feiras orgânicas e agroecológicas; veja como pesquisar

O Sistema Estadual da Agricultura (Seagri), formado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e órgãos vinculados, disponibiliza a partir desta sexta-feira (15) um mapa de feiras de produtos orgânicos e agroecológicos no Paraná. A ferramenta, disponível no site da Seab, contém datas, horários e endereços.

O material foi reunido com ajuda de servidores, prefeituras, entidades do setor e bases de dados já disponíveis em mapas nacionais. Antes da publicação, as informações passaram por processo de checagem para que se garantisse a atualidade dos dados.

A comercialização é uma das principais dificuldades dos produtores orgânicos. Com a pandemia, que causou a suspensão de diversas feiras, a renda dos produtores foi prejudicada. Por outro lado, cresceu a demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis. A ampla divulgação pode colaborar para que esses espaços se popularizem ainda mais, contribuindo para o fomento da agricultura orgânica paranaense.

A ferramenta, desenvolvida com apoio da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), é colaborativa. Organizações de produtores, entidades e consumidores estão convidados a enviar informações sobre outras feiras que ainda não estejam registradas no mapa.

O lançamento do serviço é parte da série de reportagens sobre agricultura orgânica no Paraná, que iniciou em março e encerrou nesta sexta. A série percorreu o sistema de "compra por assinatura" de produtos orgânicos; o Coopera Paraná e o Compra Direta Paraná, voltados a promover renda; pesquisas do IDR-Paraná que ajudam a inserir tecnologia na produção; o comitê do Governo do Estado que estimula a inserção de orgânicos nas merendas; o impulso e a grande rede de certificação do Paraná; e um panorama regional dessa cadeia, que promove saúde pública e é um braço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado.

Fonte: AEN