Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agricultores procuram o MP-PR após serem expulsos das casas por índios

  • 10/12/2015
  • Foto(s): RPC de Cascavel
Agricultores procuram o MP-PR após serem expulsos das casas por índios
O conflito entre agricultores e índios em Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná, continua. Indígenas invadiram propriedades rurais alegando que a terra pertence a eles e expulsaram os produtores rurais sob ameaças. Os agricultores procuraram o Ministério Público do Paraná (MP-PR) na quarta-feira (9) para tentar resolver a situação.

O agricultor Vagner Zanesco foi agredido e expulso de casa. Ele conta que ele e a mulher foram surpreendidos pelos índios no sábado (5), quando voltavam para casa. ???Ficamos em poder dos índios por muito tempo, embaixo de um barracão, no meio do barro, amarrados por mais de 3 horas???, lembra.

Cerca de 70 famílias ficaram desalojadas depois que os índios invadiram as terras: algumas foram para as casas de parentes e outras procuraram a prefeitura. ???Derrubaram a cerca, entraram no nosso terreno e falaram que a gente ia sair de lá sem vida???, lembra a agricultora Lígia Demenech.

O início

O conflito entre agricultores e índios começou quando os indígenas fizeram uma família de produtores rurais refém, no sábado. A Polícia Militar (PM) foi até o local, mas também foi expulsa. Três viaturas foram quebradas.

Durante a confusão, um policial também foi agredido. ???Eles começaram a partir para cima das equipes policiais, com pedras, foices, facões, enxadas e também efetuaram alguns disparos???, relata o policial Pablo Juan.

A Polícia Civil está investigando o caso para apurar qual é a responsabilidade dos índios nessas ações. ???Eles podem ser penalizados. Eles respondem por nossas leis. São indígenas que estão inseridos na sociedade???, afirma o delegado Helder Lauria.

Disputa por terras

A área invadida pelos índios fica a aproximadamente 15 quilômetros de Laranjeiras do Sul. ?? a comunidade Boa Vista do Passo Liso. Segundo a polícia, mais de 300 índios armados, das etnias Guarani e Kaingang, ameaçam quem tenta entrar no local. Alguns indígenas vieram até de outras regiões para ajudar.

Eles pedem que os agricultores deixem as propriedades que estão dentro de uma terra demarcada. A disputa na região já é histórica. A área tem cerca de 7 mil hectares. Em 2007, o Ministério da Justiça reconheceu o local como área de reserva indígena.

Mesmo assim, a maioria das famílias continua ali porque comprou o terreno do Estado e espera uma indenização. ???Não queremos conflito, nós queremos solução. O governo já está prometendo uma solução há anos e não resolve nada???, conta agricultor Nivaldo Onetta, que mora há mais de 20 anos no lugar.

Na manhã de quarta (9), os agricultores se reuniram com o MP-PR para tentar buscar uma solução. ???Por parte do Ministério Público a gente não vê outra solução a não ser o diálogo???, acredita o promotor de justiça Rafael Alencar.

Fonte: G1 Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533