Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comissão realiza estudo e comprova viabilidade da instalação de hospital microrregional em Santa Helena

  • 18/06/2021
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Comissão realiza estudo e comprova viabilidade da instalação de hospital microrregional em Santa Helena

A comissão responsável por analisar a viabilidade da instalação de um hospital microrregional, dotado de especialidades, em Santa Helena, concluiu seus estudos nesta semana e ontem apresentou os resultados aos vereadores.

A reunião seguiu os protocolos de segurança e contou com a presença do prefeito Zado, vice Dinho Maraskin, os nove vereadores, além de secretários e assessores municipais e servidores do setor de saúde.

Na oportunidade, a presidente da Comissão, Edna Lara Wielenz demonstrou aos presentes como a instalação do hospital irá beneficiar a população local que atualmente, muitas vezes, precisa se deslocar a outros municípios para atendimentos com especialistas.


Foram levados em consideração aspectos financeiros como por exemplo, o que o município emprega atualmente no custeio de consórcios intermunicipais, despesas com transporte, manutenção do Pronto Atendimento, entre outras despesas que serão suprimidas pelo hospital. 

Quanto à estrutura, a comissão avaliou todos os locais propensos a abrigar o hospital e o que apresentou condições mais adequadas no aspecto arquitetônico, que atende às prerrogativas do SUS e que não demanda de investimentos imediatos na parte civil, foi o prédio do antigo Dr. Ciro. 

Entre as especialidades contempladas estão:

- Ortopedia

- Pediatria

- Otorrinolaringologia

- Neurologia

- Angiologia

- Urologia

- Dermatologia

- Geriatria

- Ginecologia e Obstetrícia

- Cardiologia

Além disso, o hospital estará apto a realizar cirurgias gerais e especializadas, internamentos clínicos, cirurgias ginecológicas e também os atendimentos de urgência, emergência e ambulatoriais.

Próximo Passo

Concluído o estudo, o próximo passo é o envio do Projeto de Lei para apreciação do Poder Legislativo. Sendo este aprovado, o Município estará autorizado a conveniar com uma entidade filantrópica que irá gerir o hospital. 

Palavra do Prefeito

O prefeito Zado afirma que este é um sonho antigo de toda a população, e não serão  poupados esforços para realizá-lo. O Hospital trará segurança e investimentos para o nosso município, que caminha para se tornar um polo microrregional de Saúde.


A presidente da Câmara Fabricia Bedendo, classifica como uma grande conquista a instalação do complexo hospitalar e afirma que quem ganha é a população.


Fonte: Assessoria