Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná ultrapassa marca de 13,5 mil profissionais do Ensino Superior vacinados contra a Covid-19

Segundo o Vacinômetro, mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado está entre os quatro que mais vacinam profissionais da categoria

Paraná ultrapassa marca de 13,5 mil profissionais do Ensino Superior vacinados contra a Covid-19

Logo após a divulgação dos primeiros calendários de imunização dos profissionais do Ensino Superior, nesta semana, o Paraná acelerou a vacinação contra a Covid-19 neste grupo prioritário em instituições públicas e privadas. Foram, até esta sexta-feira (18), 13.578 contemplados.

Segundo o Vacinômetro, mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Estado está entre os quatro que mais vacinam profissionais da categoria. Na divisão por sexo, foram 5.354 homens e 8.224 mulheres. Profissionais de 45 a 49 anos foram os mais imunizados (3.032), seguidos de 40 a 44 (2.775) e 50 a 54 (2.447).

Mais de 37 mil doses dos imunizantes produzidos pela Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Fiocruz já foram distribuídos para 69 municípios de 21 Regionais de Saúde. A previsão é que, com a chegada de 234.510 novas doses, a imunização nessa classe ganhe corpo, dando continuidade ao Plano Estadual de Vacinação.

De acordo com o Censo de Educação Superior de 2019, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Estado soma 57.110 profissionais em instituições de Ensino Superior, entre professores e trabalhadores administrativos.

“A agilidade que o Paraná tem demonstrado na vacinação dos trabalhadores das universidades é de fundamental importância para a queda nos números preocupantes da pandemia e também, assim que possível, para a retomada segura e gradual das atividades presenciais”, destaca Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado.

INTERIOR – No Noroeste, a Secretaria de Saúde de Maringá anunciou, nesta quinta-feira (17), que professores e agentes universitários com idade acima de 33 anos já podem se vacinar. As cidades de Cianorte, Ivaiporã, Umuarama, Diamante do Norte e Goioerê já iniciaram a imunização de trabalhadores de faculdades, centros universitários e universidades.

Na região Centro-Sul do Paraná, nos primeiros dias de campanha o município de Guarapuava já vacinou trabalhadores com idade superior a 25 anos. Já em Irati, a vacinação teve início na última terça-feira (15) para os servidores com 40 anos ou mais. No total, as duas cidades receberam 980 doses, que atenderam a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), entre outras instituições.

“É uma importante conquista para o ensino superior paranaense. Estamos em muitas frentes no combate à Covid-19 e, para que isso se intensifique, a gente precisa que a nossa comunidade esteja vacinada”, afirma o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Na região dos Campos Gerais, o agente universitário Clodoaldo Alves Carneiro, que atua no restaurante da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), comemora o fato de estar vacinado. “Muitas pessoas próximas não tiveram essa oportunidade e a gente está conseguindo passar essa etapa em um momento significativo e importante para todos. Que possamos dar continuidade à vida”, afirma.

Em Ponta Grossa, a imunização dos trabalhadores do ensino superior iniciou na quarta (16), contemplando profissionais de 38 a 53 anos completos. “Viva a vacina, viva o SUS, viva a ciência”, declarou a servidora Valeska Gracioso Carlos, já imunizada.

CAPITAL – O calendário também avançou em Curitiba e, nesta sexta-feira (18), as unidades de vacinação estão atendendo o público com 25 anos ou mais. A Secretaria Municipal recebeu 15.346 doses de imunizantes para aplicar nos profissionais do Ensino Superior e está realizando um escalonamento por idade para aplicação das vacinas.

VACINÔMETRO – O Paraná imunizou, até o final dessa quinta-feira (17), um total de 3.581.731 cidadãos com a primeira dose e 1.277.466 pessoas com as duas doses da vacina. Em números absolutos, o Estado é o sexto que mais vacinou no País. Em relação ao Ensino Superior, apenas Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia imunizaram mais em números absolutos.

Fonte: AEN