Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná aplicou 23,1 mil doses contra a Covid-19 nas forças de segurança e salvamento

Estão sendo imunizados profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros, guardas municipais e polícias Federal e Rodoviária Federal

Paraná aplicou 23,1 mil doses contra a Covid-19 nas forças de segurança e salvamento

Mais de 23 mil doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em servidores das forças de segurança pública e de salvamento do Paraná. Eles recebem a vacina nas cidades-sede das 22 Regionais de Saúde do Estado.

A distribuição das doses segue os critérios e cronogramas estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, a partir dos lotes recebidos do Ministério da Saúde. A aplicação é feita pelas equipes municipais.

De acordo com informações do vacinômetro nacional, até as 11h18 desta terça-feira (08) já tinham sido aplicadas 23.145 doses do imunizante neste grupo, sendo 16.123 primeiras doses (D1) e 7.022 segundas (D2). Segundo o balanço federal, em integrantes das forças armadas foram aplicadas 675 doses, sendo 459 D1 e 216 D2.

Estão sendo vacinados profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros, guardas municipais, polícias Federal e Rodoviária Federal, além de integrantes das Forças Armadas que atuam no Estado. A administração de cada instituição comunica internamente aos profissionais a data em que estão escalados para tomar a vacina, a partir de um planejamento.

EXEMPLOS – O policial militar e integrante da banda de música da corporação, sargento Marcelo Antônio Sanson, afirma que a imunização traz muita segurança e estabilidade para o desempenho de suas funções do dia a dia. “A população é a maior beneficiada com esta vacinação dos policiais, pois se um de nós se infecta é afastado, o que reflete na população, pois nossas atividades são vitais para o pleno funcionamento da vida em sociedade”, disse.

O investigador da Polícia Civil Carlos Fernando Costa de Lima já tomou a segunda dose e afirmou que se sente mais seguro para desempenhar suas atividades. “Agora estou mais tranquilo para trabalhar, pois a nossa categoria, assim como outros profissionais que estão na linha de frente, também necessita da imunização, já que temos bastante contato com o público”, completou. “Espero que a população em geral consiga o quanto antes ser vacinada, não só categorias específicas, para que a vida siga normalmente”.

A agente penitenciária Mariangela da Cunha Esperança, que atua na Cadeia Pública de Araucária, também enfatiza o valor da vacinação aos profissionais da segurança pública. “A vacina representa um grande avanço para os profissionais que atuam no Departamento Penitenciário, pois nosso serviço é ininterrupto e a gestão do sistema prisional deve ser exercida com todo resguardo. Claro que os protocolos sanitários continuam, mas agora trabalharemos com muito mais segurança”, disse.

Fonte: AEN