Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estado apoia municípios na implantação de projetos transformadores

Atuação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas foca em projetos de qualidade que garantam melhor condição de vida à população, além de emprego e renda

Estado apoia municípios na implantação de projetos transformadores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, que atua no apoio à melhoria das condições de vida nos municípios, foca seu trabalho na implantação de infraestrutura de qualidade e, ainda, na criação de oportunidades para os cidadãos. “Um projeto bom leva à população benefícios que vão muito além da sua proposta inicial. Quando a melhoria de uma via pública é aprovada, também ocorre a criação de empregos e renda”, afirma o secretário da pasta, João Carlos Ortega. “Os bons projetos são inclusivos pelo benefício direto que oferecem às pessoas e pelas transformações que proporcionam à vida da sociedade”, enfatiza.

Na elaboração de um projeto de pavimentação, outras características devem também ser consideradas, de acordo com o secretário. “Além de inclusivo, um projeto precisa ser sustentável, ambientalmente correto, garantir a acessibilidade em espaços mais seguros e adequados à convivência”, destaca.

EXEMPLO - Um dos exemplos vem do município de Bituruna, que recebeu a liberação de R$ 1,05 milhão para o recapeamento asfáltico de 8.460,48 metros quadrados de ruas.

A proposta inclui a execução dos serviços preliminares, a terraplenagem, implantação de base e sub-base, drenagem, aplicação do revestimento asfáltico, meio-fio, serviços de urbanização e sinalização de trânsito. “Ao mesmo tempo em que tudo é executado para melhorar a vida da população, a obra gera empregos e aumenta a arrecadação de impostos, o que dá à administração municipal mais condições para investir em favor da população local”, argumenta Ortega.

Bituruna recebeu, desde janeiro de 2019, um total de R$ 6 milhões em liberações, via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, do Tesouro do Estado e Operações de Crédito, com contrapartidas municipais. Os recursos viabilizaram a realização de 24 ações como a aquisição de dois terrenos – um para conjunto habitacional e outro para área industrial –, um projeto de pavimentação, dois de recapeamento, construções de uma capela mortuária e de um centro de convivência.

O recurso foi aplicado, também, na reforma de uma escola, melhorias em um parque urbano, aquisição de um automóvel, um caminhão e equipamentos de informática, além da contratação de serviços para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Fonte: AEN