Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Infectologistas mudaram a forma como a saúde é tratada por causa da pandemia

Neste domingo é o Dia do Infectologista. Nos últimos 12 meses eles estiveram à frente do combate ao coronavírus em todos os aspectos da nossa vida pessoal e em comunidade.

Infectologistas mudaram a forma como a saúde é tratada por causa da pandemia

Há pouco mais de um ano, quando o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo ninguém sabia ao certo como se proteger contra a doença. De lá pra cá foram criados protocolos que definiram as medidas que eram efetivas no combate à covid-19 e aquelas que não eram necessárias ou não ajudavam a manter o vírus longe.

Todos os processos que no começo de 2020 podiam soar como estranhos e até mesmo um exagero e que hoje fazem parte da nossa rotina, foram decisões tomadas por médicos infectologistas. E para além das adaptaçõs que todas as pessoas tiveram que fazer nesse período, os hospitais também precisaram se adequar.

O Hospital Marcelino Champagnat, por exemplo, que atende tanto pacientes com covid-19 como de outras enfermidades, precisou passar por uma mudança completa na forma de atender os pacientes. Um Comitê de Crise com a participação de todos os setores do hospital foi criado e a infectologista e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia e Infecção Hospitalar da instituição, Viviane Dias conta quais medidas foram tomadas para proteger os pacientes.

Além disso, foi necessário também preparar as equipes de saúde e outros profissionais do hospital, com cursos e orientações sobre os equipamentos de preoteção individual e os novos protocolos de segurança.

E não apenas as instituições que atendem pacientes de covid-19 precisaram reformular seus processos. O infectologista do Hospital Universitário Cajuru, João Telles, conta que, além das medidas básicas, foi criado um boletim médico virtual, todas as reuniões entre diferentes setores do hospital passaram a ser online, funcionários e pacientes passam por triagem para identificar sintomas gripais, com uma unidade de contingência caso haja alguma suspeita e restrição de visitas e acompanhantes.

A infectologista Viviane Dias lembra que para vencermos a covid-19 é necessário que cada pessoa faça a sua parte.

Ouça o material completo produzido pela AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná:


Fonte: AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná