Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ecomuseu da Itaipu oferece série de oficinas ao longo de 2021

Ecomuseu em Ação agora tem programação virtual. Serão 10 oficinas neste ano, que também são abertas à comunidade.

  • 08/03/2021
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
  • Brasil/Paraná
Ecomuseu da Itaipu oferece série de oficinas ao longo de 2021

Um dos mais tradicionais eventos do Ecomuseu da Itaipu Binacional, o Ecomuseu em Ação, agora está disponível também em versão virtual, com oficinas mensais, abertas aos empregados da Itaipu e comunidade em geral, sobre diversos temas como panificação artesanal, compostagem caseira e confecção de ovos de Páscoa.

As oficinas são resultado de uma parceria entre o Ecomuseu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O objetivo é aproximar os funcionários e a comunidade da programação realizada por esse espaço educativo mantido pela Itaipu.

“A ideia é contemplar conteúdos culturais e de educação ambiental que são levados os públicos interno e externo da Itaipu, contribuindo, assim, com a missão do Ecomuseu”, afirma a museóloga Tamiris Amancio, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.

A programação do Ecomuseu em Ação prevê a realização de 10 oficinas ao longo deste ano de 2021. Algumas atividades serão on-line, durante o período da pandemia, outras serão presenciais, assim que possível. Em ambos os casos, com acesso gratuito.

As oficinas serão disponibilizadas para públicos da região e interno com temas específicos para cada um. Lançada no último dia 26 de fevereiro, a primeira dessas oficinas foi a de panificação com fermentação artesanal. 

Com mais de 300 visualizações até o momento, a oficina abordou o pão como base da alimentação, e a fermentação artesanal como processo de alquimia ancestral, que nos dias atuais tem sido esquecida pela praticidade do processo industrial. A fermentação natural utiliza leveduras selvagens não selecionadas, que agem de forma lenta, trazendo mais aromas, maior durabilidade e melhor digestão, com benefícios à saúde. Para ver a oficina, acesse este endereço: https://www.youtube.com/watch?v=18qqYJtUGtA. 

Ainda no primeiro semestre, o Ecomuseu em Ação irá promover as oficinas de "Práticas de saúde e bem estar: sal temperado", "Pêssanka: Ovos de Páscoa tradicionais pintados à mão" e "Compostagem Caseira". A divulgação para o público interno da Itaipu será feita sempre aqui, no JIE. Para a comunidade externa, siga a página da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 no Facebook: https://www.facebook.com/rederegionalBP3


 

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional