Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ratinho Junior critica Bolsonaro em carta conjunta com outros 18 governadores

Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia, que Ratinho Junior se posiciona publicamente contra Jair Bolsonaro.

Ratinho Junior critica Bolsonaro em carta conjunta com outros 18 governadores

O governador do Paraná Ratinho Junior assinou, juntamente com outros 18 governadores, uma carta que critica a divulgação feita pelo presidente Jair Bolsonaro em uma rede social com valores repassados aos estados. Segundo Bolsonaro, o Paraná recebeu em 2020 38,6 bilhões de reais, incluindo valores diretos e indiretos, este último, referentes a suspensão e renegociação de dívidas. E ainda 13,7 bilhões em auxílio emergencial.

A carta, no entanto, salienta que estes valores incluem impostos federais que pertencem aos estados, algo determinado na constituição e que é independente da vontade do presidente. Da mesma forma, segundo os governadores, os valores incluem suspensões de pagamentos de dívida federal definidos por acordos e decisões judiciais muito anteriores à pandemia. 

A carta lembra ainda que o auxílio emergencial foi iniciativa do Congresso Nacional e não da presidência, e que foi indispensável para evitar a fome de milhões de pessoas. Sobre a parcela destinada à Saúde, os governantes explicam que ela é minoritária dentro dos valores divulgados e que a aplicação destes recursos está sendo fiscalizada pelo próprio Governo Federal e pelo Tribunal de Contas da União para que a destinação seja feita de forma correta pelos governantes locais.  

A carta critica a postura do presidente dizendo que “Em meio a uma pandemia de proporção talvez inédita na história, agravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”

Os governadores concluem dizendo qual postura a presidência deveria adotar: “ a linha da má informação e da promoção do conflito entre os governantes em nada combaterá a pandemia, e muito menos permitirá um caminho de progresso para o País. A contenção de aglomerações – preservando ao máximo a atividade econômica, o respeito à ciência e a agilidade na vacinação – constituem o cardápio que deveria estar sendo praticado de forma coordenada pela União na medida em que promove a proteção à vida, o primeiro direito universal de cada ser humano. É nessa direção que nossos esforços e energia devem estar dedicados”.

Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia, que Ratinho Junior se posiciona publicamente contra Jair Bolsonaro. Antes disso os dois governantes tinham uma boa relação política e o presidente fez várias visitas ao estado nos últimos meses.

Fonte: Amanda Yargas/AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná