Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Municípios devem cadastrar suas unidades de conservação

Além de contribuir para a base de dados do Estado, o cadastro dessas áreas municipais é importante para aplicação de políticas de gestão e conservação

Municípios devem cadastrar suas unidades de conservação

O Instituto Água e Terra (IAT) convoca os municípios do Paraná que possuem Unidades de Conservação Municipais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em seu território para realizarem o cadastro dessas áreas. O IAT é vinculado à Secretaria estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

O Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (Ceuc) é administrado pelo IAT com o objetivo de construir um banco de dados oficial do Sistema Estadual de Unidades de Conservação através do cadastramento das Unidades de Conservação (UC) de domínio público e privado, nas esferas municipal, estadual e federal, localizadas no Estado do Paraná.

“As informações irão auxiliar no planejamento de ações e gestão destas unidades, além de contribuir para projetos de conservação como o ICMS Ecológico e Pagamento por Serviços Ambientais, por exemplo”, explica Patricia Calderari, gerente de Gestão da Biodiversidade do IAT.

CADASTRO - O cadastro deve ser feito pelo site http://www.ceuc.iat.pr.gov.br/. Para municípios que recebem o ICMS Ecológico por Biodiversidade, o cadastro deve ser feito até o dia 15 de junho.

Deverão ser cadastradas informações sobre gestão, documentação, georreferenciamento, fatores bióticos, programas e atividades desenvolvidas, dentre outras informações sobre as Unidades de Conservação. Para as Unidades de Conservação Estaduais e Federais, o IAT será responsável pelo cadastro.

Sobre o georreferenciamento das UCs, haverá regras específicas conforme o seu domínio.

Dessa forma, para as UCs de domínio público e para as RPPNs, o procedimento deverá seguir os níveis de precisão cartográfica definidos na seguinte legislação: Lei Federal nº 10.267, de 28 de agosto de 2001, Decreto nº 4.449, de 30 de outubro de 2002, e Manual de Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais 3ª edição, porém, sem a necessidade de certificação no Incra e assinatura de confrontantes.

No caso de Unidades de Conservação de domínio privado, com exceção das RPPNs, não será necessário o emprego das normas técnicas definidas na legislação citada no parágrafo anterior, porém, deverão ser cadastrados os limites e outras informações espaciais georreferenciadas.

O detalhamento com as regras para o levantamento de dados conforme a categoria da UC pode ser visualizado AQUI.

AGENDA - Serão oferecidos dois treinamentos online para apresentação e capacitação de uso do sistema. Eles serão transmitidos pelo canal do YouTube da Sedest (https://www.youtube.com/channel/UC1iRR3DAGLaV5RiJyBKTRhg). Confira o cronograma com as datas importantes:

1º treinamento online: 18 de março, às 14h;

2º treinamento online: 15 de abril, às 14h;

Carregamento dos dados das UCs no site do CEUC: até dia 15 de junho;

Prazo para georreferenciamento das áreas cadastradas no CEUC: até dia 30 de julho.

CONTATOS - Os municípios receberam mais informações via Ofício por e-mail. Foi disponibilizado um manual de utilização do sistema, que pode ser acessado através da página do CEUC. (http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/CEUC-Cadastro-Estadual-de-Unidades-de-Conservacao-e-Areas-Protegidas)

Além disso, dúvidas podem ser tiradas através do e-mail ceucparana@iat.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3213-3886 e (41) 3213-3463.

Fonte: AEN