Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Carnaval: Festas estão suspensas em todo o Paraná, fiscalização inicia na sexta-feira (12) em Medianeira

Na manhã desta quinta-feira (11) a equipe de Fiscalização Municipal, Polícia Militar e Conselho Tutelar se reuniram para discutir os Decretos Estadual e Municipal

Carnaval: Festas estão suspensas em todo o Paraná, fiscalização inicia na sexta-feira (12) em Medianeira

Na manhã desta quinta-feira (11) a equipe de Fiscalização Municipal, Polícia Militar e Conselho Tutelar se reuniram para discutir os Decretos Estadual e Municipal no que se refere ao cumprimento das medidas quanto preservação da vida e diminuição do contágio da Covid-19 e o respeito às medidas de proteção como distanciamento, capacidade de público e higienização.

Ficou definido que a fiscalização inicia na sexta-feira (12) e encerra na terça-feira (16). O descumprimento do Decreto pode acarretar em multa e o fechamento do estabelecimento por 7 dias. 

É importante ressaltar que o Governo do Paraná suspendeu em todo o estado festas e eventos comemorativos de Carnaval. A suspensão inclui prévias carnavalescas, promovidas por entes públicos ou pela iniciativa privada. Através do Decreto nº6766 (http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/0302revogacarnaval.pdf).

O Governo também prorrogou até 28 de fevereiro as medidas dispostas no Decreto nº 6.294, de 3 de dezembro de 2020, que tratam sobre restrições de circulação e de distanciamento social, para evitar a propagação do novo coronavírus e conter o aumento das infecções no Paraná.

A decisão leva em conta a situação da pandemia e a capacidade de resposta do sistema de saúde estadual. O decreto nº 6828, foi assinado na quarta-feira (10), mantém em vigor a limitação de horário para circulação de pessoas no período noturno, o chamado “toque de recolher”, das 23 horas às 5 horas. Apenas serviços essenciais ficam liberados da restrição. Também permanece a proibição, nesse mesmo horário, da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em vias e espaços públicos.

Continuam proibidos confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações, com grupos de mais de 25 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos, com exceção dos eventos na modalidade de drive-in (http://www.aen.pr.gov.br/.../1002decretotoquerecolher1.pdf).

Já as atividades religiosas de qualquer natureza deverão observar as regras e exigências fixadas pela Secretaria de Estado da Saúde em ato normativo próprio SESA Nº 119/2021 (https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Resolucoes).

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Os 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 estão ocupados, no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que recebe pacientes dos municípios pertencentes a 9ª Regional de Saúde.

Se a taxa de ocupação dos leitos de UTI permanecer no limite, novos pacientes que chegarem serão colocados em leitos extras de pronto-socorro, existindo 14 desses no total.

O diretor do Hospital Municipal Sérgio Fábriz faz um apelo para que as pessoas continuem mantendo os cuidados necessários, sem aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos com água, sabão e álcool gel.

Fonte: Assessoria Medianeira