Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Avança pesquisa no Paraná de nova droga que pode combater o coronavírus

Pesquisadores do Paraná fazem parte de estudo internacional de droga que pode bloquear a transmissão do coronavírus. Pesquisa avança e entra na fase 3, com ampliação de testes na população.

Avança pesquisa no Paraná de nova droga que pode combater o coronavírus

O Complexo Hospital de Clínicas, vinculado à Universidade Federal do Paraná, participa da terceira fase de um novo estudo internacional de comprovação da eficácia de um medicamento que pode combater a covid-19. É o remédio antiviral Molnupiravir, que pode auxiliar no tratamento e bloqueio da transmissão do novo coronavírus em 24 horas.

Em Curitiba, o medicamento será testado em 300 pessoas que tenham diagnóstico positivo para a Covid-19, que estejam ou não internadas. Além da capital, outros quatro centros do Brasil participam dessa fase da pesquisa.

De acordo com a médica infectologista, Monica Gomes, responsável pela pesquisa no Hospital de Clínicas, o medicamento Molnupiravir pode atuar contra a Covid-19 de modo similar ao Tamiflu, que foi utilizado durante a pandemia do H1N1.

Segundo a infectologista, o medicamento tem a vantagem de ser administrado via oral, é de baixo custo e pode se tornar um grande aliado da vacina no combate à pandemia.

A médica infectologista destaca ainda que se a eficácia do Molnupiravir for comprovada, ele pode ser usado também para prevenção da Covid-19.

Segundo estudos preliminares sobre o Molnupiravir, não foram identificados grandes efeitos colaterais nos voluntários já testados com o medicamento.

Repórter Juliana Sartori da AERP:


Fonte: AERP