Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Candidaturas a prefeito aumentam 25% no Paraná

Uma especialista em Direito Eleitoral avalia que foi a proibição das coligações para as eleições proporcionais o que elevou este número.

Candidaturas a prefeito aumentam 25% no Paraná

O Paraná teve aumento de mais de 25% no número de candidatos à prefeitura. Uma especialista em Direito Eleitoral avalia que foi a proibição das coligações para as eleições proporcionais o que elevou este número. 

Disputam as eleições Paranaenses este ano 1.340 candidatos a prefeito e 33.813 candidatos à vereador. Cinco cidades do Paraná têm mais de 200 mil eleitores, exigência para a realização de um segundo turno. São elas Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa. Apenas Ponta Grossa não teve aumento no número de candidatos em relação ao último pleito. O caso mais expressivo é o da capital, que dobrou quantidade de aspirantes à prefeitura. Em 2016 eram 8 e este ano são 16.  Maringá teve um aumento que corresponde a mais de 60%, passando de 8 candidatos nas últimas eleições para 13.

As eleições 2020 são as primeiras em que os partidos podem coligar na candidatura à prefeitura mas não podem fazer o mesmo com os candidatos à Câmara Municipal. A advogada especialista em Direito Eleitoral Juliana Bertholdi avalia que foi essa mudança o que fez aumentar o número de partidos com candidatura própria ao cargo executivo. 

Segundo a advogada, o ponto positivo é que o posicionamento das candidaturas tende a ficar mais claro.

Por outro lado, na opinião da advogada, o excesso de opções torna a escolha mais difícil para o eleitorado.

Fonte: AERP