Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Hospitais de Foz e Cascavel recebem equipamentos e nova ala

Hospital Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, recebeu respiradores e monitores para ampliar a ala do Pronto Socorro Respiratório.

  • 18/09/2020
  • Foto(s): Agência Municipal de Notícias Foz do Iguaçu
  • Brasil/Paraná
Hospitais de Foz e Cascavel recebem equipamentos e nova ala

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, entregou novos equipamentos em Foz do Iguaçu e em Cascavel, na Região Oeste, nesta quinta-feira (18). O Hospital Municipal Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, recebeu 20 respiradores e 20 monitores para ampliar a ala do Pronto Socorro Respiratório, que vai abrir na próxima semana. O Hospital vai contar com 12 leitos de UTI, integrando assim a Unidade de Cuidados Especiais (UCE), exclusivos para o atendimento de pacientes com a Covid-19.

A entrega foi feita pelo secretário Beto Preto. “Estamos trabalhando em conjunto. Estes equipamentos, da maneira como foram colocados aqui, no enfrentamento da covid-19, ampliam uma estrutura inédita, ampla e bem consolidada, uma porta diferente de atendimento com mais rapidez, tanto para Foz do Iguaçu como para a região. Este é o espírito da gestão, descentralizada, conforme nos determinou o governador Ratinho Júnior”, afirmou o secretário.

O principal desafio, de acordo com o secretário, é buscar a continuidade de financiamento de leitos pelo Estado. O Paraná criou praticamente uma segunda rede hospitalar durante os seis meses da pandemia – eram 1.200 leitos SUS e a estrutura foi ampliada em mais 1.150 leitos de UTI exclusivos para Covid. A continuidade das habilitações também vem sendo discutida com o Governo Federal.

“Praticamente dobramos as estruturas. E uma das pautas que temos discutido é o legado pós-pandemia. Dobramos a rede hospitalar, mas somente o Estado e os municípios não terão perna para financiar a continuidade de leitos e por isso estamos levando esta demanda ao Ministério da Saúde também”, destacou o secretário.

CASCAVEL - Já em Cascavel, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) passa a contar com a ala de ressonância magnética. Foi inaugurado o espaço, que vai auxiliar em diagnósticos por imagem ainda mais precisos. O equipamento custou R$ 3,5 milhões.

“É um avanço termos equipamentos desta performance aqui no HU, que é um ambiente que alia a preparação científica, acadêmica, com a assistência”, disse Beto Preto. A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda do deputado federal Evandro Roman e pelo trabalho da direção o hospital.

Beto Preto afirmou, ainda, que a continuidade das obras da ala materno-infantil também está sendo debatida no Governo do Estado e a sua viabilidade vai garantir o atendimento humanitário e ainda mais qualificado no HU.

“Queremos as estruturas rodando perto da casa das pessoas. Temos aqui no HU de Cascavel uma capacidade de oferta de serviços que precisam ser incrementada. E aquilo que for possível fazer, dentro da nossa capacidade e seguindo a diretriz de fortalecimento da regionalização da saúde, vamos fazer”, avaliou o secretário.

PRESENÇAS - Participaram da inauguração o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e o diretor-presidente da InvestParaná, Eduardo Bekin.

Fonte: AEN