Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Contagem dos votos da eleição para diretores é concluída

  • 10/12/2015
  • Foto(s): AEN
Contagem dos votos da eleição para diretores é concluída
A apuração dos votos da eleição dos diretores das escolas estaduais do Paraná foi encerrada nesta quarta-feira (9). Nos 2.026 estabelecimentos de ensino onde houve votação, 1.987 já estão com os diretores e vices definidos, o que representa 98,08% da eleição. Os 32 Núcleos Regionais de Educação já sabem quantas escolas terão que realizar uma segunda votação ??? em 17 escolas nenhuma chapa atingiu a maioria dos votos e em outras 22 não houve o quórum mínimo de 35% dos votantes. 

As eleições aconteceram em 2.026 das 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino. Não houve escolha de direção nas escolas indígenas e nas religiosas, que também fazem parte da rede, mas possuem regras específicas. 

A segunda votação será em 18 de dezembro. ???Toda a comunidade escolar, estudantes, pais, professores e funcionários saem mais fortalecidos deste processo de escolha. Terminamos o ano com um belo exercício de democracia e cidadania???, afirmou a secretária da Educação, professora Ana Seres. 

VOTA????O ??? O processo de escolha dos diretores aconteceu em 3 de dezembro e envolveu as 2 mil escolas estaduais. A votação aconteceu de forma tranquila e a principal mudança neste ano foi o voto universal, com o mesmo peso para professores, funcionários, pais e estudantes com mais de 16 anos. 

O mandato é de quatro anos e o diretor terá o trabalho avaliado pela comunidade, com metas para cumprir. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação do cumprimento das metas e da prestação de contas. 

HIST??RICO ??? Em novembro de 2014, a Assembleia Legislativa aprovou a proposta do Governo do Estado para prorrogar a eleição de diretores para 2015. 

Na época, a decisão de alteração da lei atendia a uma solicitação dos professores, que tiveram em 2014 um ano letivo comprometido por vários eventos, como a Copa do Mundo, a paralisação da categoria e enchentes em algumas regiões do Paraná. O calendário escolar ficou bastante prejudicado. Os diretores tinham receio de que, naquele momento, o processo de escolha prejudicasse o andamento dos trabalhos pedagógicos. 

No projeto de lei enviado em 2015 à Assembleia Legislativa foram propostas mudanças importantes, como a do voto universal e a exigência de que o candidato a diretor apresente um Plano de Ação, a ser avaliado pela comunidade escolar no transcorrer da gestão. O projeto de lei foi aprovado pelos deputados estaduais e a lei foi sancionada em 13 de outubro de 2015. 

Fonte: AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533