Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Venezuela é o país com maior inflação do mundo em 2015, diz FMI

  • 10/12/2015
  • Foto(s): AFP Photo
Venezuela é o país com maior inflação do mundo em 2015, diz FMI
A Venezuela fechará 2015 "com a maior inflação do mundo", em torno de 160%, algo que está por trás da "grande vontade de mudança" registrada nas recentes eleições legislativas, afirmou nesta quarta-feira (9) Alejandro Werner, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Na Venezuela, o que estamos vendo é uma situação social na qual os problemas econômicos estão levando a uma grande vontade de mudança", explicou Werner em uma entrevista exclusiva à Agência Efe na sede do FMI, em Washington, em referência à vitória da oposição nas eleições legislativas do último domingo (6).


O diretor ressaltou que a base de dados do FMI sobre as projeções mundiais "apontam que a Venezuela teve a maior inflação do mundo em 2015, ao redor de 160%". "Uma inflação de três dígitos, perto de níveis hiperinflacionários, distorce quase todas as decisões econômicas, gera escassez e uma situação de descontrole econômico", afirmou Werner ao descrever o panorama atual no país sul-americano.

As últimas previsões da entidade para a Venezuela são de uma contração econômica de 10% ao término de 2015.

"Os indicadores são: déficit fiscal de dois dígitos, a inflação mais alta do mundo, desabastecimento de produtos básicos, escassez de divisas extrema, desconexão total com a economia internacional. Claramente é um momento no qual são necessárias grande mudanças para restabelecer certa normalidade", ressaltou.

No entanto, ele disse que a Venezuela "pode sair por si só" da crise, sem ter de recorrer a ajuda internacional, já que não acumula uma "grande dívida" e seus problemas se derivam de "uma situação interna de excesso de despesas financiadas por emissão primária (banco central)", à qual se acrescentou a abrupta queda do preço do petróleo.

"Um bom projeto de políticas contribuirá para restabelecer a ordem. Não estamos vendo uma crise de financiamento em uma economia que teve acesso aos mercados e acumulou passivos que hoje vencem e procura novos credores", salientou Werner, lembrando que o FMI não tem relações com o governo venezuelano há anos.

O país sul-americano, com o presidente Hugo Chávez à frente do governo, ordenou em 2007 a retirada da Venezuela do FMI e do Banco Mundial (BM).

Na Venezuela existe um sistema de controle de mudanças desde 2003 que impede o livre acesso às divisas e obriga particulares e empresas a canalizarem seus pedidos através de vários mecanismos.
Este controle cambial abriu caminho para um mercado paralelo, no qual o preço do dólar quintuplica a taxa de câmbio oficial, um dos fatores que está por trás da elevada inflação que afeta o país, segundo analistas políticos e financeiros.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533