Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missal divulga a situação da dengue no Município e orienta a população

  • 22/12/2015
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Missal divulga a situação da dengue no Município e orienta a população
O alerta contra a dengue é permanente. Em todos os veículos de comunicação são divulgadas campanhas de combate ao mosquito transmissor da dengue. O mosquito agora está mais perigoso, pois transmite também o Zika Vírus e a Chikungunya. No município de Missal não é diferente, o estado de alerta está mantido, mesmo que os casos confirmados não sejam tão alarmantes.

Essa semana foram confirmados dois casos de dengue em Missal, os dois são importados. Mas o alerta segue, pois o índice de infestação ainda é grande. O índice recomendado pelo Ministério da Saúde é de até 1% e Missal está com um índice de infestação de 2,2% de acordo com o última levantamento do LIRAa. No início do ano haviam sido confirmados nove casos, todos importados, mas durante o ano de 2015, Missal não tinha registrado mais nenhum caso confirmado.

O setor de Endemias de Missal já realizou o bloqueio próximo às residências dos casos confirmados a fim de evitar futuros casos. Os Agentes de endemias orientam a população para os cuidados com a dengue e agora ainda mais com os novos vírus. A intensidade e o volume de chuvas, aliado ao calor, são fatores de risco para criadouros do mosquito, portanto cada um deve fazer a sua parte.

Segundo informações do setor de endemias, muitas larvas são encontradas em piscinas, portanto, é preciso que os proprietários façam corretamente a manutenção das mesmas, a fim de evitar que também se tornem focos do mosquito. Há a recomendação também, para que no período de férias, as pessoas que forem viajar, evitem deixar algum material que possa acumular água em espaço aberto, ou mesmo tome os cuidados necessários antes de sair de viagem.

Em caso de suspeita, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima, não deixe de fazer o exame e notificar a suspeita. O bloqueio feito pelos agentes de endemias é feito já em caso de suspeita, com isso a população fica mais protegida. Caso não faça o exame, a pessoa não saberá se está infectada ou não. Para cada tipo de vírus, o tratamento é diferenciado, apesar dos sintomas serem parecidos, por isso é importante procurar a Unidade de Saúde e fazer o tratamento correto a fim de evitar que alguém da própria família seja infectado, em caso de haver o mosquito nos arredores.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533