Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Semana do Natal será chuvosa na maior parte do Paraná, alerta Simepar

  • 21/12/2015
  • Foto(s): Divulgação
Semana do Natal será chuvosa na maior parte do Paraná, alerta Simepar
A semana do Natal será marcada por pancadas de chuva em praticamente todo o Paraná, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Neste domingo (20), uma frente fria que está posicionada próximo ao litoral continua influenciando as condições do tempo. Em Curitiba, foram registrados 19 milímetros de chuva desde a madrugada. Já em Pontal do Paraná, foram 169 milímetros.

Entre a manhã de sábado (19) e madrugada deste domingo foram registrados diversos pontos de alagamentos por causa da chuva forte. Em Matinhos, no litoral, os motoristas tiveram dificuldade para trafegar pela Rua Carlos Estevam da Silva, no Centro, na manhã deste domingo. O asfalto ficou tomado pela água. Muitos comerciantes também foram prejudicados pelo mau tempo. 

Na capital, mais de nove mil domicílios ficaram sem luz na noite de sábado.

Essa condição de instabilidade deve continuar em grande parte do estado pelo menos até sexta-feira (25) e também pode diminuir as temperaturas em algumas regiões, de acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva. Na véspera do Natal, Curitiba terá temperaturas entre 18ºC e 30ºC. Já em Londrina, no norte, as temperaturas devem variar entre 21ºC e 32ºC.

Nesta segunda-feira (21), há previsão de temporais principalmente no período da tarde. Nos demais dias, a condição será de pancadas menos intensas, mas constantes.

Ainda conforme o Simepar, desde o início de dezembro foram registrados oito dias sem chuva em Curitiba. A condição é melhor do que novembro, quando foram registrados apenas quatro dias sem chuva durante todo o mês.

Chuva x mau humor

Tempo nublado, chuva e frio podem interferir no humor das pessoas. Segundo a médica endocrinologista Carolina Moreira há relações entre baixos índices de Vitamina D e depressão. O estoque de Vitamina D no organismo depende na dos rios ultravioletas, ou seja, depende da exposição ao sol.

A vitamina D tem ainda outras funções no corpo humano. ?? por meio dela que o organismo consegue absorver o cálcio dos alimentos, por exemplo. Ela também age no sistema imunológico e ajuda na prevenção de câncer.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2013, com crianças e adolescentes de Curitiba mostrou que 90% do público pesquisado estavam com o nível da Vitamina D abaixo do normal.

Na falta da vitamina, a dica da médica é fazer exercícios físicos e não perder a oportunidade quando o sol aparecer nem que seja por alguns instantes.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533