Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Marca de leite é interditada no Paraná por conter formol

  • 10/12/2015
  • Foto(s): Divulgação
Marca de leite é interditada no Paraná por conter formol
O leite Lactomil processado em um laticínio de Serranópolis do Iguaçu, no Oeste do Paraná, teve sua distribuição e comercialização interditadas pela Vigilância Sanitária Estadual. Amostras colhidas após denúncias de alteração no sabor do produto apontaram a presença de formol. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (9).

O Lactomil é processado pelo laticínio G.M. Malacarne e distribui diariamente 10 mil litros para cidades da região, inclusive para a merenda escolar. A Sesa determinou a suspensão imediata após confirmar a existência de formol no lote de leite pasteurizado produzido no dia 24 de novembro e com validade até o dia 2 de dezembro.

As amostras do leite processado no dia 1º. de dezembro também apresentaram sinais de adulteração. Segundo a Vigilância Sanitária, das cinco análises feita nos dois lotes, em todas foi confirmada presença de formol. A quantidade de formol encontrada, no entanto, não é considerada tóxica e não há registro de intoxicação alimentar por causa do consumo do leite, ainda segundo informações da Sesa.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento suspendeu a aquisição de leite da G. M. Malacarne & Cia, que também era fornecedora do Programa Leite das Crianças para parte da região Oeste do estado.

Outro lado

O empresário Gilvan Marcos Malacarne, proprietário da marca, disse que não foi notificado sobre a interdição. Ele afirmou que não há a menor possibilidade de o leite ter sido adulterado em seu laticínio. Segundo ele, quatro produtores se desligaram do laticínio no fim de novembro e ele não descarta a hipótese de que o produto tenha sido contaminado antes de ser repassado para o processamento.

Malacarne afirma que os lotes que apresentaram problemas chegaram ao laticínio até o dia 30 de novembro. ???Coincidência ou não depois disso não ocorreram mais problemas???, afirmou. Ele disse que diariamente colhe amostras de leite e encaminha para análises de laboratório em Cascavel desde o início de dezembro.

Até a tarde desta quarta-feira (9), o processamento de leite continuava normal no laticínio que está no mercado há 17 anos.

Fonte: Gazeta do Povo

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533