Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dejetos de suínos suprirão energia de município no Oeste do Paraná

  • 14/12/2015
  • Foto(s): JIE
Dejetos de suínos suprirão energia de município no Oeste do Paraná
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) firmaram, na tarde desta sexta-feira (11), um convênio que permitirá ao município de Entre Rios do Oeste, na região Oeste do Paraná, utilizar toda a energia gerada a partir de resíduos da suinocultura e avicultura para edificações e iluminação públicas.
 
A assinatura do convênio, realizada na Câmara Municipal de Entre Rios, contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa; do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; do prefeito Jones Neuri Heiden; do presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna; de deputados estaduais e federais, e representantes de cooperativas, entre outras autoridades.

O convênio prevê investimentos de R$ 17 milhões nesta primeira fase, que deverá ter início em janeiro de 2016. Dezenove propriedades rurais serão dotadas de biodigestores, que armazenam os dejetos. Por meio do processo de biogestão, é produzido biogás, que é canalizado para uma central termelétrica com potência instalada de 480 kilowatts (kW). A infraestrutura contará com 22 km de biogasodutos.
 
O sistema é semelhante ao já empregado pela Itaipu, CIBiogás e outros parceiros em um projeto que une 34 produtores da microbacia do rio Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon. Porém, enquanto em Rondon a produção diária é de 800 metros cúbicos de gás, em Entre Rios a produção nesta fase inicial será de 5 mil metros cúbicos, com capacidade para chegar a até 17 mil metros cúbicos nas etapas posteriores.

Os 480 kW desta fase inicial serão suficientes para suprir toda a demanda da prefeitura, abrangendo edificações públicas (como escolas, postos de saúde e repartições), iluminação pública e outros serviços que demandam energia, como poços artesianos. Os produtores rurais serão remunerados proporcionalmente à energia gerada.

???Neste mês, a conta de luz da prefeitura é de 82 mil reais???, informou o prefeito. ???Nossa expectativa é que o projeto comece a dar resultados já em 2016???, completou.

Com uma população de 4 mil pessoas e um plantel de aproximadamente 130 mil suínos, Entre Rios está transformando um enorme passivo ambiental em fator de desenvolvimento. Samek destacou que esse é exatamente o papel da tecnologia que a Itaipu e o CIBiogás colocaram à disposição dos parceiros dessa iniciativa.

???O gás metano (resultado da decomposição dos dejetos) é venenoso para a atmosfera. Ao transformá-lo em energia, estamos transformando um problema em solução e viabilizando, do ponto de vista ecológico, um aumento na produção. Ou seja, com esse sistema, é possível produzir mais e gerar mais emprego e renda, sem prejudicar o meio ambiente???, explicou Samek.

Vianna, da Copel, informou que esse projeto poderá ser replicado em outras regiões do Paraná, dando mais sustentabilidade à produção pecuária estadual. O governador Beto Richa acrescentou que o investimento é importante, ???em um momento em que o mundo inteiro demonstra preocupação com o meio ambiente???.

???Hoje, temos a obrigação de cuidar do meio ambiente. E devermos ser rápidos e agir com responsabilidade para deixarmos para as próximas gerações um mundo pelo menos igual ao que recebemos???, afirmou Richa.

Itaipu e o CIBiogás

Localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o CIBiogás é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, em forma de pessoa jurídica de direito privado, constituído como associação sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e regida por um estatuto. ?? formado por 17 instituições que desenvolvem e apoiam projetos relacionados às energias renováveis - entre elas, a Itaipu Binacional.

Fonte: JIE

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533