Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto quer duplicar números do turismo em 10 anos na fronteira

  • 14/12/2015
  • Foto(s): Jornal O Paraná
Projeto quer duplicar números do turismo em 10 anos na fronteira
Foz do Iguaçu - A sociedade civil organizada de Foz do Iguaçu trabalha para desenvolver ainda mais o potencial turístico da cidade. A ideia é implantar Aeit (Áreas Especiais de Interesse Turístico) atraindo mais investimentos e novos negócios.

A minuta do projeto de lei que estabelece normas gerais a essa proposta já foi elaborada e apresentada em reunião do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Foz do Iguaçu). Agora ela segue aberta à consulta pública.

O projeto de lei prevê a criação de territórios e regimes especiais para tributação, comércio, crédito, investimentos e simplificação das exigências administrativas.

Com a criação de áreas específicas ao turismo empresas do segmento que se instalarem na cidade com apoio de agentes de desenvolvimento poderão usufruir dos benefícios previstos em lei e contribuir nos territórios de sua abrangência.

O impacto com a mudança na legislação deverá duplicar o número de turistas em Foz do Iguaçu e, consequentemente, os rendimentos econômicos por meio dos belos pontos de passeio à disposição dos visitantes.

???A nossa expectativa é receber cinco milhões de turistas ao ano e também ampliar a sua permanência na cidade. Com a maior geração de emprego e renda, o turismo que hoje movimenta aproximadamente R$ 2,2 bilhões poderá duplicar o faturamento em até uma década???, afirma o diretor de Desenvolvimento do Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Foz, José Borges Filho.
A previsão nesse mesmo prazo é de que a cidade ocupe a segunda colocação como referência em turismo e eventos internacionais.

???Hoje, estamos em terceiro lugar no Brasil, mas esperamos subir e ficar somente atrás do Rio de Janeiro que é a cidade mais turística do País???, ressalta Filho.
Ultrapassada

A atual lei federal que trata sobre áreas especiais de turismo é considerada ultrapassada e só atende de forma conceitual assuntos do comércio.

???A lei é muito antiga e na prática não atende aos nossos interesses. A expectativa é de que a minuta em construção seja repassada ao Ministério do Turismo, ainda neste ano, para então seguir à avaliação técnica e ser aprovada???, afirma o diretor de Desenvolvimento do Turismo.
Benefícios do projeto

A mais nova versão do texto da preposição possui 44 artigos, que tratam dos conceitos, princípios, objetivos e estratégias das áreas especiais, bem como da sua implantação, regime de benefícios e incentivos, contrapartidas e efetiva contribuição para o desenvolvimento, governança, gestão e disposições gerais.

Entre os pontos positivos está a criação de um ambiente favorável para validação da cota de compras de US$ 500 no exterior, isenção de impostos, criação de lojas francas, implantação de cassinos, licenciamento ambiental simplificado, maior facilidade em captação de recursos públicos e incentivos para parceria público-privada.

Fonte: Jornal O Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533