Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Profissionais de Guaíra alertam para os perigos de uma epidemia em dose tripla

  • 10/12/2015
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Profissionais de Guaíra alertam para os perigos de uma epidemia em dose tripla
Equipes da Vigilância Epidemiológica do Município estão realizando hoje o Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, famoso por transmitir o vírus da dengue.

Este ano, porém, o alerta é ainda maior: o mosquito que desde os anos 80 é responsável por milhares de casos de dengue também transmite o zika vírus e a febre chikungunya, doenças ???primas??? do vírus da dengue e que estão em franca ascensão em todo o país.

Além de folders informativos, as equipes estão entregando sementes da crotalária, planta que atrai libélulas, que são predadores do mosquito.

 

Zika vírus bem perto de nós

No dia 14 de julho, o Paraná confirmou seu primeiro caso do zika vírus. Depois, dois casos foram notificados em São Miguel do Iguaçu.Ontem, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu internou duas pessoas com suspeita de terem contraído o zika vírus.  O estado também já havia registrado pacientes com chikungunya.

Os sintomas da dengue, da febre chikungunyia e do zika vírus são parecidos. Geralmente, o paciente apresenta febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele. A preocupação das autoridades sanitárias é com a possibilidade de uma tríplice epidemia, com ocorrências simultâneas das três doenças.

Guaíra, por estar numa faixa de fronteira, precisa estar em vigilância máxima, já que foram confirmados casos do Zika vírus em Pedro Juan Caballero/PY, fronteira com Ponta Porã/MS.

???A população tem que ficar em alerta, porque as causas de todas essas doenças são diversas. E a fronteira precisa estar em alerta máximo, pois a maioria dos casos são importados. Salto e Pedro Juan, por serem cidades paraguaias de intenso fluxo turístico, possuem estreita ligação interna. Além disso, tivemos os casos aqui no Oeste, o que nos deixa extremamente preocupados???, observa Julio Cesar Juvenal, da Vigilância Sanitária Municipal.

Julio também ressalta que o sucesso das ações de prevenção tanto no estado quanto no município dependem da adesão da população às campanhas e ao trabalho dos agentes de saúde. As autoridades lembram que os trabalhos são constantes e que não se pode descuidar, principalmente nesse período de chuvas.

Embora seja considerado menos agressivo que a dengue, o zika vírus revelou-se perigoso para as gestantes, já que foi confirmada a relação entre a doença com casos de microcefalia em bebês.

E mais: a doença também é transmitida em relações sexuais.

Agora, estuda-se também uma relação da doença com a Síndrome de Guillain Barré.

Esta síndrome não é nova. Mas sua associação com o zika vírus, sim.

Já há algum tempo sabe-se que agentes infecciosos como vírus ou bactérias exigem um trabalho extra das células de defesa. Quando somos infectados por um agente agressor, nosso ???exército??? imediatamente se mobiliza para nos defender. Em algumas pessoas, porém, pode-se desencadear uma reação paralela, onde a produção de anticorpos deflagra um mecanismo que nos faz produzir anticorpos contra nós mesmos. Exatamente assim. Isso é o que chamamos de reação ???autoimune???. Na situação específica da Síndrome de Guillain Barré, os anticorpos produzidos causam a paralisia dos movimentos dos músculos da perna, impedindo as pessoas de andar. Se o quadro piorar, a paralisia pode atingir o sistema respiratório, fazendo com que a pessoa acometida necessite de respiração por meio de aparelhos, em uma UTI. Importante saber que esta síndrome paralisante é reversível na maioria dos casos. Pode acometer quaisquer pessoas, de quaisquer idades.

O número de casos da Síndrome de Guillain Barré aumentou significativamente em 2015, especialmente nos estados mais acometidos pelo zika vírus e já se estabeleceu uma relação entre os mesmos.

Até julho deste ano, 64 casos da Síndrome de Guillain-Barré (SGB) foram registrados na Bahia. Em Pernambuco foram 130 casos de Guillain-Barré em 2015. No ano passado, tinham sido só 9.

No Ceará, foram confirmados dez casos até o mês de abril.

No Maranhão, há 14 casos confirmados, com três mortes. Segundo nota da Secretaria da Saúde, entre esses 14 casos, oito confirmaram ter tido alguma virose antes.

Sergipe registrou 28 casos este ano, número expressivo já que nos anos anteriores não há registro de nenhum caso. O Maranhão teve 32 casos suspeitos; no ano passado, foram 10.

????? uma síndrome adquirida e já existe há praticamente 100 anos. Ela é caracterizada, sobretudo, por uma fraqueza nas pernas e alterações de sensibilidade progressivas. O mais comum é acontecer após uma infecção e, agora, ela está relacionada ao zika vírus, que foi identificado com um dos vírus disparadores da síndrome???, esclarece o infectologista Rodrigo Leal Silva.

???Neste momento, temos que encarar que existe um indício forte de relação entre o zika e a síndrome de Guillain-Barré, mas para ter certeza absoluta precisamos de mais elementos e avaliar com mais profundidade os pacientes que desenvolveram a síndrome???, diz o médico Marcondes Cavalcante França Junior, coordenador do Departamento Científico de Neurogenética da Academia Brasileira de Neurologia (ABNeuro).

Já o chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.

A população também pode se informar a respeito da dengue pelo site http://www.dengue.pr.gov.br/.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533