Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Chuva prejudica produção de trigo, e indústria analisa qualidade do grão

  • 14/12/2015
  • Foto(s): Divulgação
Chuva prejudica produção de trigo, e indústria analisa qualidade do grão
O fenômeno 'El Niño', causado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, tem mexido com o clima do país, especialmente na região Sul, e provocado mudanças nas correntes atmosféricas. O alto volume de chuvas está aumentando o custo de produção das culturas de inverno.


Em Guarapuava, o produtor fazia, em média, seis aplicações de produtos na lavoura para controlar as doenças que se desenvolvem com a umidade. Em 2015, porém, foram necessárias aproximadamente dez. "O excesso de pluviosidade que desencadeou problemas de enchimento de grãos e desencadeamento de algumas doenças relacionadas a espiga", confirma o agrônomo Marcelo Cruz Mendes. 

A chuva atrapalhou o trigo já no plantio, no mês de julho. Na colheita, os dias nublados prosseguiram, o que atingiu diretamento o rendimento das lavouras. "Com tecnologia, conseguimos produzir acima de cinco toneladas. Só que por causa desse excesso de chuvas chegamos a produzir perto de três toneladas. O que é um grande prejuízo", diz o agricultor Anton Kreuscher. 

Em uma moageira de trigo para panificação não é qualquer trigo que é selecionado. O comprador precisa ter um mínimo de qualidade para beneficiar o grão. Este ano o setor está tendo que ir mais longe para encontrar a matéria-prima com padrão exigido pelas padarias. "Estamos trazendo um pouco de trigo do Paraguai e também do norte do Paraná que não pegou tanta chuva", explica o diretor comercial, Luiz Cunico.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533