Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

46 anos: usina de Itaipu reconfigura o desenvolvimento de Foz e de todo o Oeste do Paraná

Importante no passado, a binacional é hoje imprescindível para a região onde está inserida. Com investimentos vultosos em obras de infraestrutura, a usina e parceiros prepararam a cidade para uma nova etapa.

  • 16/05/2020
  • Foto(s): Assessoria Itaipu Binacional
  • Região
46 anos: usina de Itaipu reconfigura o desenvolvimento de Foz e de todo o Oeste do Paraná

Criada por decisão político-diplomática, em 17 de maio de 1974, a usina de Itaipu uniu brasileiros e paraguaios num único propósito: dispor de energia elétrica para impulsionar o crescimento dos dois países. A construção da hidrelétrica, ao mesmo tempo em que resolveu antigos litígios de terras, possibilitou um novo ciclo de desenvolvimento para a região de fronteira. Hoje, 46 anos depois, a usina devolve para a população do seu entorno infraestrutura para um novo salto de desenvolvimento.

São investimentos vultosos para possibilitar “um legado para as futuras gerações”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Segundo ele, “um legado não se começa de um dia para outro, mas pode ser aperfeiçoado, quando ouvimos o que a nossa gente, que tanto contribuiu para a construção da usina, quer de retorno”.

Só depois de dez anos – com a usina já construída e as primeiras unidades geradoras instaladas – a Itaipu começou a fornecer energia. Em 5 de maio de 1984 entrava em operação a primeiras unidade geradora (atualmente, são 20 no total) daquela que seria então a maior produtora de energia elétrica do mundo. Hoje, aos 36 anos de operação, a usina de Itaipu, mais do que cumprir sua atividade-fim de garantir energia limpa e renovável para o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai, assume um papel imprescindível na transformação da Foz do Iguaçu e a região.

A usina investiu quase R$ 1 bilhão em obras estruturantes para preparar a cidade para os desafios que virão. Recursos economizados graças a uma reestruturação administrativa iniciada na posse de Silva e Luna, em fevereiro de 2019. Mapeados e identificados os principais problemas e gargalos de Foz, o diretor definiu com a equipe um planejamento estratégico para iniciar mudanças internas e propor soluções para a cidade e região, contribuindo para o desenvolvimento de todo o Estado.

Com isso, a cidade vem sendo dotada de nova infraestrutura, com a construção de mais uma ponte entre Brasil e Paraguai, melhorias no aeroporto para torna-lo capaz de receber voos de grande porte, construção do Mercado Municipal, modernização e ampliação do hospital criado e mantido pela empresa, que atende pelo SUS, duplicação da BR-469, rodovia estratégica para a mobilidade rodoviária da cidade, entre outras.

Pouco a pouco, uma nova Foz do Iguaçu vai surgindo. “É o legado de cada megawatt-hora produzido que chega à casa das pessoas e movimenta indústrias e comércio transformado em riqueza e prosperidade”, diz Silva e Luna.

Agora a usina entra numa nova onda de investimentos. Ancorado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Programa Acelera Foz, com sete eixos e oito parceiros, pretende criar todas as condições para atrair novos investimentos à cidade.

Para isso, a Itaipu e PTI estão dotando Foz de tecnologia, inovação, inteligência artificial e melhoria no turismo. “É a união de várias frentes para colocar Foz num novo ritmo. É Itaipu pisando fundo no acelerador, celebrando mais um aniversário e cuidando cada vez mais da nossa gente”, finaliza o general.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional