Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Previsão do tempo: frente fria em maio traz chuva seguida de frio

A precipitação deve ser benéfica para as lavouras de milho segunda safra e permitir a retomada do plantio do trigo e das pastagens de inverno.

  • 01/05/2020
  • Foto(s): Adriano Vizoni/Folhapress
Previsão do tempo: frente fria em maio traz chuva seguida de frio

A previsão do tempo para maio vem com novidades: uma frente fria será capaz de levar chuva abrangente ao Centro-Sul do Brasil já na semana que vem, estancando perdas de produtividade e ajudando a desenvolver melhor a segunda safra de milho, dependendo da fase de cada lavoura.

No sudoeste do Paraná, a estimativa é de que o volume possa chegar a até 60 milímetros entre terça, 5, e quarta, 6. Para o trigo e as pastagens de inverno, as atividades de plantio devem ser retomadas. O acumulado fica na casa dos 45 milímetros no noroeste, centro e norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina neste período.

Depois da chuva teremos um declínio acentuado da temperatura na sexta-feira, 8. Em Cascavel, oeste do Paraná, a mínima prevista é de apenas 4 ºC e em Dourados, sul de Mato Grosso do Sul, 6 ºC. “Há risco sim de geada em áreas de baixada de milho no Paraná, e esta situação necessita de acompanhamento a partir do início da semana que vem”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Histórico

Há 60 dias não chove de forma frequente e abrangente em áreas do Sul do Brasil, sendo que o Rio Grande do Sul sofre com falta de chuva desde novembro do ano passado. Há 30 dias, a quantidade de áreas produtivas com condições de estresse hídrico chegava a 250 mil quilômetros quadrados, sendo o território gaúcho o mais impactado, de acordo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem).

Atualmente, a instalação de trigo e de pastagens de inverno está paralisada no Sul. A quebra do milho segunda safra somente aumenta. No Paraná, a Aprosoja estima uma queda na produção de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além de todos estes problemas com as lavouras, há degradação das pastagens e aparecimento de incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul e do Paraguai (Chaco), por conta da longa estiagem durante o verão. Os níveis de umidade do solo estão abaixo dos 30% em boa parte do Rio Grande do Sul e em torno dos 50% no norte do estado e boa parte de Santa Catarina.

Fonte: Canal Rural

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533