Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reforma da Previdência do Paraná deve ser concluída e sancionada na semana que vem

Com o texto-final redigido e aprovado, os PLs serão enviados ao Executivo para a sanção do governador Ratinho Junior.

Reforma da Previdência do Paraná deve ser concluída e sancionada na semana que vem

Foram aprovados na Assembleia Legislativa, dois projetos de lei que alteram as regras da aposentadoria dos servidores públicos do Paraná. Juntos à PEC promulgada na semana passada, eles compõem, a reforma da Previdência estadual, liderada pelo governador Ratinho Junior (PSD). Um dos projetos aumenta a contribuição previdenciária dos servidores públicos, que até então repassavam 11% dos salários ao fundo, e agora pagarão 14%. O outro PL regulamenta o fundo de previdência complementar criado em 2014.

Relator dos projetos e líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) defendeu o aumento da alíquota de recolhimento. Ele afirma que a mudança também era necessária para atender a exigências da reforma da Previdência federal, aprovada neste ano. (Áudio 1)

No mesmo sentido de adequação às normas federais, o deputado também defendeu a regulamentação do fundo de previdência complementar. Os servidores que quiserem ter uma aposentadoria superior ao teto do INSS (atualmente R$ 5.839,45) irão dividir o recolhimento com o governo. Além disso, o funcionário público poderá fazer aportes extras e, nestes casos, o estado entrará com uma contrapartida de igual valor. (Áudio 2)

Hussein Bakri minimizou a reação dos servidores na semana passada — invasão e depredação do prédio da Assembleia Legislativa, ocupação do plenário e corredores, transferência da sessão para a Ópera de Arame. Para o líder do governo no legislativo, as ações mais exaltadas foram coordenadas por uma “minoria”.

O relator dos projetos de lei também rechaçou as reclamações de que a reforma da Previdência estadual impôs regras novas sem ouvir os servidores ou os deputados da oposição. (Áudio3)

Os projetos de lei que, junto à Proposta de Emenda à Constituição, compõem a reforma da Previdência do Paraná, passarão por uma terceira revisão na semana que vem. Com o texto-final redigido e aprovado, os PLs serão enviados ao Executivo para a sanção do governador Ratinho Junior.

Fonte: Band Fm