Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estrelas de luzes e cores brilham na abertura do Natal do Gramadão em Foz

Está aberta oficialmente a temporada de Natal da Itaipu.

  • 11/12/2019
  • Foto(s): Sara Cheida/Itaipu Binacional.
Estrelas de luzes e cores brilham na abertura do Natal do Gramadão em Foz

Entre o espetáculo do entardecer cor âmbar e o início de uma noite pincelada pela lua cheia no céu da fronteira, um show de luzes sincronizadas dava o tom natalino que vai encantar todas as noites do Gramadão da Vila A de Itaipu, em Foz do Iguaçu, até 6 de janeiro. Às 20h30 desta terça-feira (10), no entorno do espaço já era Natal. O momento foi bastante aplaudido pelo público. Itaipu abria oficialmente a programação que terá, neste sábado (14), no mesmo horário, um auto natalino cheio de magia.

O acendimento das luzes e a decoração natalina no Gramadão são alguns dos momentos mais aguardados das festividades natalinas da cidade – que se integram oficialmente ao Natal de Foz e da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, também inaugurado nesta mesma data. O Natal de Foz começa nesta quarta-feira (11) e tem o patrocínio da binacional.

O diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, fez oficialmente o acendimento simbólico da decoração do Natal da Itaipu. O secretário de Governo Municipal, Marco Antônio Jahnke, representou o prefeito da cidade, Chico Brasileiro.

Para Silva e Luna, é um dever de Itaipu contribuir para tornar o Natal mágico em Foz do Iguaçu, sede da usina. “Neste ano tivemos muitas conquistas e temos que compartilhar essa alegria com a nossa gente.”

Na sequência, o general e o secretário municipal participaram do início da programação natalina da Catedral, a 200 metros do Gramadão, ao lado do padre Clodoaldo Isidoro Frassetto.

O pároco comemorou o apoio da Itaipu na decoração da igreja este ano. “Vivemos essa festa cristã e, para nós, é uma alegria ter uma parceria desse peso nessa programação. Nossa catedral também tem um apelo turístico pela arquitetura e mesmo em obras ela recebe a visita de fiéis e pessoas de todas as religiões. Todos são bem-vindos”.

O Natal de Foz é uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural, com patrocínio de Itaipu Binacional, Eletromil, Produssom, apoio institucional do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar e apoio da Solutudo, Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

Auto de Natal

O espetáculo chamado “Natal está no ar”, da companhia Felchak Produções, de Guarapuava (PR), será a atração do próximo sábado. O show de magia conta, de forma lúdica, a história de uma avó e seu neto em uma viagem pelas estrelas. O enredo será apresentado por atores e bailarinos com o uso de malabares e coreografias aéreas. Ao final, haverá queima de fogos. A cerimônia terá a presença de diretores da Itaipu.

Decoração natalina

A cada ano, Itaipu vem inovando na decoração do Gramadão, na Vila A, para deixar o Natal de Foz ainda mais encantador. São três pinheiros gigantes, com mais de 17 metros, instalados ao lado da Concha Acústica. As árvores e os postes também são iluminados. As pessoas poderão passar sob uma bola de natal de seis metros de diâmetro. Na catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, a decoração terá pináculos de quatro e seis metros de altura e outra árvore natalina.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional