Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Policiais militares e civis podem aderir a greve no Paraná a partir do dia 25

Forças de segurança anunciam que podem aderir a greve do funcionalismo público marcada para a próxima semana se não houver negociação com o governo.

Policiais militares e civis podem aderir a greve no Paraná a partir do dia 25

Em assembleia realizada nesta semana, representantes da Polícia Militar do Paraná e da Polícia Civil sinalizaram que podem aderir a paralisação anunciada por servidores públicos estaduais a partir do dia 25 de junho, próxima terça-feira. A Polícia Militar cobra um reajuste salarial de 4,97%, que corresponde a reposição da inflação. Os policiais civis cobram reajuste da data-base, de 5%. Outra categoria que também sinalizou a possibilidade de paralisação é a dos agentes penitenciários.

Na segunda-feira, 17, a Associação Vila Militar realizou uma assembleia para discutir a possibilidade de paralisação. Após a reunião o presidente da Associação, Coronel Washington Rosa,  se manifestou. Segundo ele, a intenção não é tomar medidas radicais, mas cobra um posicionamento do governador Ratinho Junior, “Não queremos tomar medida radical, como a greve, mas não podemos permitir que o Governo do Estado nos vire as costas depois de prometer apoio à categoria”, disse.

O representante do Sindicato de Policiais Civis (Sindipol), Michel Franco, disse que a categoria está há quatro anos sem reposição da inflação. “Não é se escondendo que ele (Ratinho Junior) vai resolver os problemas do estado. Pedimos algo que é viável. Há condições de pagamento da data-base de 5%”, criticou Franco, que acusa o governador de não negociar com os policiais.

O governador Ratinho Junior se posicionou por meio de nota. De acordo com a nota, o governo está aberto ao diálogo. Confira:

“O diálogo é único caminho para o entendimento. Por isso, o Governo do Paraná reafirma a intenção de manter o debate pleno com os servidores estaduais para que sejam encontradas, de maneira conjunta, soluções para as questões que envolvem aumento da despesa com a folha de pagamento do funcionalismo.

Na última sexta-feira (14), um grupo de dirigentes do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) foi recebido no Palácio Iguaçu e apresentou relatório da entidade a respeito das contas públicas. Ficou ajustado que os dados serão avaliados e as negociações permaneciam abertas, de forma que possam ser encontrados pontos de consenso e interesse comum.

Isso está mantido. A equipe do governo está trabalhando com o objetivo de encontrar um caminho de equilíbrio, que não coloque em risco as contas públicas, e não acredita que qualquer medida extrema seja o caminho a ser seguido por parte das lideranças sindicais.”

Por lei policiais são proibidos de realizar greve, no entanto, em outros estados esposas e familiares de policiais fizeram barricadas em frente a delegacia, não permitindo a saída de viaturas.

Fonte: Rádio Cultura