Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Senador Flávio Arns defende que Fundeb seja permanente

Fundo, que cobre toda a educação básica, é provisório e vai até 2020

Senador Flávio Arns defende que Fundeb seja permanente

Uma proposta de emenda à constituição que está em debate no Senado (PEC 65/2019) torna permanente o Fundeb – Fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação. O relator da proposta é o Senador Flávio Arns (Rede-PR). Ele defende a proposta e diz que é necessário investimento maciço na educação básica. (Ouça o áudio abaixo)

O Fundeb cobre toda a educação básica, da creche ao ensino médio, e é a principal fonte para o pagamento dos professores da rede pública em todo o país. O fundo ainda pode ser usado para a manutenção de escolas, aquisição de material didático e capacitação dos docentes, entre outras despesas.

É formado por dinheiro proveniente dos impostos e das transferências obrigatórias aos estados, Distrito Federal e municípios (fundos de participação constitucionais). Além desses recursos, a União faz aporte complementar em alguns estados o que, no ano passado, representou R$ 13 bilhões. O recurso da União é repassado quando o valor por aluno no estado não alcança o mínimo definido nacionalmente (atualmente, R$ 3.016,17 ao ano).

Em cada estado, os recursos apurados são redistribuídos conforme o número de alunos das redes de ensino estaduais e municipais.

Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria